Nossa presença é incômoda, diz Bierhoff sobre queixas de baianos

Forte esquema de segurança em Santo André tem incomodado os moradores locais e até alemães gostariam de mais liberdade

iG Minas Gerais | Folhapress |

SANTA CRUZ CABRÁLIA, BA - O coordenador técnico da seleção alemã, Oliver Bierhoff, afirmou nesta terça-feira (10) que o esquema de segurança armado pelas autoridades brasileiras em torno do time na praia de Santo André, em Santa Cruz Cabrália, litoral baiano, atrapalha também a delegação.

Segundo ele, o grupo gostaria de andar de bicicleta pela região, mas não o faz porque é impedido pela segurança. Bierhoff classificou como "embaraçosas" para os alemães as queixas de moradores da vila de 800 habitantes sobre a presença dos alemães no local.

A PM da Bahia isolou com barreiras um trecho da rua principal da vila próximo ao resort onde estão hospedados os alemães, provocando queixas de moradores. A princípio, apenas portadores de um crachá de identificação podem ir e vir dentro do perímetro.

Na noite desta terça-feira (10), os moradores fizerem uma reunião com a PM para debater o assunto. Ficou definido que os moradores que não quiserem usar crachá de identificação deixarão seus nomes numa lista nas duas barreiras policiais.

Durante uma entrevista coletiva nesta terça-feira (10), Bierhoff foi questionado por um jornalista alemão sobre a reunião dos moradores e o que a seleção poderia fazer para minorar o problema?

"Não é fácil para nós também. Temos bicicletas e adoraríamos passear com elas, mas o esquema de segurança não nos permite fazer isso. Mesmo que não seja muito fácil, temos de entender a preocupação das autoridades, eles não querem cometer erros", declarou o dirigente.

"É embaraçoso para nós, mas acredito que haverá solução a curto prazo. Queremos ter uma boa relação com a vizinhança, a última coisa que queremos é afetar a vida das pessoas. Sabemos que nossa presença realmente é incômoda para a vizinhança mais próxima e queremos melhorar isso."

NEUER Treinador de goleiros da Alemanha, o ex-camisa 1 Andreas Köpke afirmou nesta quarta-feira (11) que o titular da posição, Manuel Neuer, está "muito bem" e deu a entender que ele poderá jogar na estreia contra Portugal, na próxima segunda-feira (16).

"Parece que fizemos tudo certo. Agora ele fará sessões completas de treino [já fez uma na tarde desta quarta] e precisa ter confiança de que seu ombro está bem."

A comissão técnica faz tudo para poder contar com Neuer, muito mais experiente que os dois goleiros reservas, Weidenfeller (que o tem substituído) e Zieler. Enquanto o titular tem 45 jogos pela Alemanha e disputou a Copa de 2010, os dois reservas têm apenas três jogos cada.

Köpke afirmou, porém, que Neuer só será escalado se tiver "completamente em forma".

Para se adaptar ao calor, nesta quarta-feira (11) o time treinou às 13h, horário da estreia contra os portugueses, pelo Grupo G, que tem ainda Gana e EUA.

Leia tudo sobre: AlemanhaBierhoffCopa do Mundo 2014Santo André