Ato contra a Copa em BH tem 6.500 confirmações no Facebook

Concentração está marcada para 12h; protesto inclui atividades como a 'Copelada' e uma quadrilha junina; um novo ato está previsto para o próximo sábado, 14 de junho

iG Minas Gerais | Bruna Carmona |

Evento está sendo organizado pelas redes sociais
Facebook/Reprodução
Evento está sendo organizado pelas redes sociais

No dia em que começa a Copa do Mundo no Brasil, um ato nacional contra o torneio promete reunir milhares de pessoas na praça Sete, no centro de Belo Horizonte. Batizado como "12J - Copa sem povo, tô na rua de novo", o protesto já ultrapassou 6.500 confirmações no página do Facebook em que está sendo organizado.

"Dia 12 de junho retomaremos as ruas, espaço de expressão da luta legítima do povo. Não nos calaremos diante da FIFA e do estado de exceção instaurado no país", diz a descrição do evento.

Entre as atividades previstas para o ato estão uma partida de futebol batizada como "Copelada", que segundo a organização tem o objetivo de protestar contra a elitização do esporte e, também, uma quadrilha.

As mesmas ações estão programadas para um ato marcado para o dia 14 de junho, quando acontece o primeiro jogo da Copa em Belo Horizonte, entre Colômbia e Grécia, às 13h. Batizado como 14J, o evento não teve horário ou local de concentração definidos.

De acordo com o Batalhão de Eventos (BPE), o acompanhamento do protesto é feito por militares dos batalhões de área e, caso seja necessário, há efetivo disponível para dar apoio aos policiais durante o ato.

A BHTrans informou que está pronta para fazer os desvios que forem necessários no trânsito da região, atuando em conjunto com a Polícia Militar e com a Guarda Municipal.

Leia tudo sobre: copaprotestopraça setebelo horizonte