Fifa obriga Espanha a mudar uniforme na primeira fase

Atuais campeões, espanhóis terão de jogar de branco diante da Holanda, que atuará de azul

iG Minas Gerais | FOLHAPRESS |

Fúria divulgou o uniforme para a Copa do Mundo nesta quarta
REPRODUÇÃO/RFEF
Fúria divulgou o uniforme para a Copa do Mundo nesta quarta

Poucas seleções do mundo estão tão associadas à cor de seu uniforme como a Espanha. Mas é justamente a camisa da "Roja" a que mais vai mudar de cores na primeira fase desta Copa.

Já na estreia, contra a Holanda, na sexta-feira (13), os espanhóis terão de jogar inteiramente de branco. O uniforme não era nem o primeiro (todo vermelho) nem o segundo (todo preto), escolhidos pela equipe e pela Adidas.

A Fifa considerou que os dois kits submetidos não cumpriam uma das diretrizes do regulamento da Copa: cada time dever ter um uniforme predominantemente escuro e outro predominantemente claro.

Daí obrigou a Espanha a apresentar uma opção.

A Holanda irá a campo inteiramente de azul. Na final de 2010, também disputada pelas duas equipes, os espanhóis jogaram de azul escuro, e os holandeses com a tradicional roupa laranja. No segundo jogo, com o Chile, a Espanha irá jogar com seu uniforme titular, inteiramente vermelho. E na terceira partida, contra a Austrália, aparecerá com outra cara, toda de preto.

"A camisa não faz diferença para nós", diz o meio-campista Koke.

Já o Brasil atuará nas três partidas da primeira fase com a camisa amarela -mas no terceiro jogo, contra Camarões, usará calções brancos em vez dos azuis.