Guardar celular no bolso da calça pode afetar fertilidade masculina

Causa aparente, mostra a análise, é a radiação eletromagnética emitida pelo telefone, que influenciaria na capacidade do espermatozóide se locomover até o óvulo

iG Minas Gerais | Da Redação |

Novo tratamento pode ser revertido facilmente, mas levará mais de dez anos para chegar às farmácias
hypescience.com/Reprodução
Novo tratamento pode ser revertido facilmente, mas levará mais de dez anos para chegar às farmácias

A infertilidade masculina, quem diria, pode estar associada ao local onde o homem guarda seu inseparável celular.

Uma pesquisa da Universidade de Exeter, no Reino Unido, apontou que a produção de esperma pode ser afetada quando o aparelho é guardado no bolso da calça. A causa aparente, mostra a análise, é a radiação eletromagnética emitida pelo telefone (mas também pode ser o calor no local) que interfere na capacidade do espermatozóide se locomover até o óvulo.

Segundo a pesquisa, a qualidade do esperma pode ser afetada de três maneiras: de viabilidade, quanto do esperma é saudável; motilidade, quão bem ele se move; e concentração de espermatozóides no sêmen. A maioria dos homens tem 50 a 85% de espermatozóides com movimento normal, mas esta proporção caiu 8% quando houve a exposição aos celulares.

"Este fator (guardar o celular no bolso) poderia ser particularmente importante para os homens já na fronteira da infertilidade, e mais pesquisas são necessárias para determinar as implicações clínicas completas para a população em geral." declarou a autora chefe do estudo, Fiona Mathews, ao site "Daily Mail".

A análise foi publicada na revista científica “Environment International”. Nela, os estudiosos revisam dez pesquisas sobre a qualidade do sêmen, realizadas com 1.492 homens.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave