Procedimento pioneiro é capaz de implantar menor marca-passo do mundo

iG Minas Gerais | Da redação |

Cardiologista John Morgan comemora resultados
Reproducao / BBC
Cardiologista John Morgan comemora resultados

O menor marca-passo do mundo foi introduzido dentro do coração de um paciente operado no Reino Unido. O aparelho foi empregado, pela primeira vez na Grã-Bretanha, no Hospital Geral de Southampton. É o segundo procedimento realizado com o novo sistema, que foi implementado também em dezembro de 2013 na Áustria.

Segundo relatou o cardiologista John Morgan, a realização da operação foi um “momento histórico”. Ele afirmou à rede britânica BBC que o aparelho “não é muito maior do que uma pílula de remédio” e tem um décimo do tamanho dos modelos tradicionais. Esse marca-passo mede 26 mm de comprimento e pesa apenas 2 g.

Sem cabo. Marca-passos são aparelhos que usam impulsos elétricos para regular o batimento do coração. Atualmente, eles são inseridos sob a pele e conectados ao coração através de uma ligação.

O cabo transmite os sinais elétricos, mas eles podem ter que ser substituídos devido a fios quebrados ou deslocados.

Mas o novo dispositivo pode ser implantado diretamente no coração e fornece impulsos elétricos a partir de um eletrodo, eliminando a necessidade de uma ligação.

“Além das vantagens do tamanho do dispositivo e da tecnologia sem fio, o procedimento reduz o risco de infecção e o tempo de recuperação prolongado necessário no caso de implantes de marca-passos tradicionais, que são mais invasivos”, afirmou Morgan à rede BBC.

A novidade é um grande avanço. “Esse é um grande passo à frente no tratamento dos pacientes”, acrescentou o especialista.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave