Benefícios para adultos também

iG Minas Gerais |

Nova York. Sendo a letra cursiva ou não, os benefícios de escrever à mão vão além da infância. Para adultos, a digitação pode ser uma alternativa rápida e eficiente à escrita cursiva, mas essa mesma eficiência pode diminuir nossa capacidade de processar novas informações. Não apenas aprendemos melhor as letras quando as memorizamos pela escrita, como também a memória e a capacidade de aprendizado podem ser beneficiadas.

Dois psicólogos, Pam A. Mueller, de Princeton, e Daniel M. Oppenheimer, da Universidade da Califórnia, informaram que, tanto em laboratório quanto em sala de aula, os estudantes aprendem melhor quando fazem anotações à mão do que quando digitam num teclado.

A nova pesquisa sugere que escrever à mão permite ao aluno processar e recompor o conteúdo da leitura – um processo de reflexão e manipulação que leva à melhor compreensão e codificação na memória.

Nem todos os especialistas estão convencidos de que os benefícios a longo prazo da escrita à mão sejam tão importantes. Ainda assim, um desses céticos, Paul Bloom, psicólogo de Yale, afirma que a nova pesquisa, no mínimo, dá o que pensar.

“Com a escrita cursiva, o próprio ato de escrever o força a se concentrar no que é importante”, disse. Após fazer uma pausa, Bloom acrescentou que “talvez isso o ajude a pensar melhor”. (MK/NYT)

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave