UFMG terá acesso restrito na Copa, mas PM pode intervir, se necessário

Conselho Universitário confirmou decisão de restringir funcionamento da instituição durante os jogos em Belo Horizonte; Polícia Militar disse que tem legitimidade para atuar no campus

iG Minas Gerais | Bruna Carmona / Bárbara Ferreira |

Estudantes ocuparam o prédio na noite desta sexta-feira
Renata Rocha/Web Repórter
Estudantes ocuparam o prédio na noite desta sexta-feira

O Conselho Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) manteve a decisão de restringir o funcionamento da instituição durante a Copa do Mundo, em reunião realizada na tarde desta terça-feira (10). Apesar do fechamento da universidade nos dias em que houver jogos do Mundial em Belo Horizonte, a Polícia Militar (PM) confirmou que poderá entrar no campus caso seja necessário.

De acordo com o major Gilmar Luciano, chefe da comunicação da Polícia Militar, se acontecer crime flagrante em qualquer prédio federal, o que inclui a UFMG, e a PM for acionada, ela tem legitimidade jurídica para atuar lá dentro. “Como a Polícia Federal e o Exército Brasileiro já estão conversando sobre como agir no perímetro da UFMG, esta não é a principal preocupação da PM. Porém, se formos acionados, estamos prontos para atuar”, disse o major.

Durante uma reunião da Comissão de Prevenção à Violência em Manifestações Populares, também realizada na tarde desta terça, na sede do Ministério Público, o promotor José Antônio Baeta afirmou que a PM tem respaldo legal para entrar na UFMG se houver qualquer tipo de invasão, crime ou ato violento no interior do campus. De acordo com o promotor, nas manifestações do ano passado, o Exército e os militares estiveram lá dentro a pedido do reitor, o que não aconteceu neste ano.

Funcionamento da UFMG

O expediente acadêmico e administrativo da UFMG estará suspenso no campus da Pampulha, na Escola de Arquitetura, na Faculdade de Direito, no Espaço do Conhecimento, no Centro Cultural e no Conservatório da UFMG nos dias 14, 17, 21, 24 e 28 de junho e no dia 3 de julho, datas dos jogos da Copa do Mundo em Belo Horizonte.

Nesses dias, o acesso ao campus Pampulha ficará restrito à comunidade acadêmica, que só poderá entrar nas dependências da universidade após um cadastro prévio. Além disso, nos dias de jogos do Brasil, o expediente da UFMG será encerrado às 12h30, segundo a Portaria nº. 113 do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, de 31 de abril de 2014. 

Ocupação da reitoria

Estudantes que ocupam o prédio da reitoria da UFMG desde a última sexta-feira (6) estão em assembleia na noite desta terça para decidir os rumos do movimento, após a decisão do Conselho Universitário de manter o funcionamento restrito na universidade. Até as 21h, a reunião ainda não havia terminado.

Entre as reivindicações do grupo, que constam em um manifesto divulgado nas redes sociais, estão a não ocupação do campus pelas forças de segurança e a manutenção da universidade “sempre aberta a todos e todas, inclusive nos dias de jogos da Copa!”.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave