Brasil aguarda a retomada das exportações de carne para o Peru

Missão peruana visitou o país e estuda a suspensão do embargo de importação de carne

iG Minas Gerais | Da redação |

Segundo informações do Mapa, missão peruana pode resultar na retirada do embargo à carne brasileira
Acrissul/Divulgação
Segundo informações do Mapa, missão peruana pode resultar na retirada do embargo à carne brasileira

Após receber missão técnica do Peru, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) aguarda a retomada das exportações de carne e produtos que contenham carne de bovinos, miúdos e vísceras ao Peru. A missão peruana, que ocorreu entre os dias 2 e 6 deste mês, contou com três médicos veterinários e esteve no Estado de Mato Grosso visitando o Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), propriedades rurais, frigoríficos, graxaria e fábrica de ração.

Em abril, o Brasil enviou missão ao Peru com o intuito de suspender o embargo, que foi motivado pela ocorrência de um caso atípico de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) em Mato Grosso. Em atenção ao pedido brasileiro, os técnicos peruanos avaliaram o sistema de prevenção para a doença implantado no Brasil e apresentarão, em 15 dias, um relatório às autoridades de seu país.

Para a coordenadora geral de Combate às Doenças, do Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA/Mapa), Denise Euclydes Mariano da Costa, os auditores peruanos ficaram satisfeitos com o que observaram. “A expectativa do departamento é positiva e espera-se a retirada do embargo peruano aos produtos bovinos brasileiros.”

Leia tudo sobre: missãoperuministério da agriculturacarneembargo