Reuven Rivlin é eleito como sucessor do presidente Shimon Peres

O pleito foi iniciado na manhã desta terça-feira (10), com uma primeira rodada de votos dos parlamentares israelenses; Reuven Rivlin foi ao segundo turno com 44 dos 117 votos válidos

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

O Parlamento israelense elegeu, nesta terça-feira (10), Reuven Rivlin como o sucessor do presidente Shimon Peres, cujo mandato expira em julho. Ele será o 10º presidente de Israel. Rivlin (Likud) irá ocupar, assim, um cargo cerimonial cuja própria existência chegou a ser discutida recentemente no país. A política é, na prática, liderada pelo premiê, cargo hoje nas mãos de Binyamin Netanyahu (Likud).

O pleito foi iniciado pela manhã, com uma primeira rodada de votos dos parlamentares israelenses. Reuven Rivlin foi ao segundo turno com 44 dos 117 votos válidos. Meir Sheetrit (Hatnua), em segundo lugar, recebeu 31. Não havia, no início da disputa, um líder claro para o posto de presidente. Nenhum deles foi apoiado pela coalizão ou pela oposição, e nenhum deles apresentava um perfil semelhante ao carismático Peres, com longa história na política israelense.

Na avaliação do jornal local "Haaretz", as eleições presidenciais deste ano tiveram excepcional desnível, com relatos denegrindo candidatos na imprensa. Rivlin é considerado no país como tendo uma abordagem agressiva em relação às negociações de paz com palestinos, ao contrário de seu antecessor Peres, visto como um articulador para o debate. Ele também deverá se opor a Netanyahu, do qual é rival político dentro do mesmo partido, o Likud.

Nascido em Jerusalém, em 1939, Rivlin tem formação em direito. Ele deteve a pasta de Comunicações durante o governo de Ariel Sharon, entre outros postos políticos.  

Leia tudo sobre: EleiçõesParlamentoIsraelpresidenteJerusalémReuven RivlinShimon Perespleito