Mundial pode influenciar urnas, diz “FT”

Para jornal britânico, triunfo do Brasil pode abrandar controvérsias

iG Minas Gerais |

“FT” afirma que os 12 estádios da Copa vão ficar prontos a tempo
Lúcia Sebe/Imprensa MG - 10.11.2013
“FT” afirma que os 12 estádios da Copa vão ficar prontos a tempo

São Paulo. Editorial do jornal britânico “Financial Times” (FT) defende que o triunfo da seleção brasileira na Copa do Mundo poderá colocar “controvérsias para descansar” no Brasil. Se a equipe perder, ao contrário, o drama poderá ir para fora dos campos e chegar até as eleições presidenciais.

Em tom menos crítico que o visto em editoriais recentes, o jornal reconhece que os 12 estádios “provavelmente” estarão prontos, “ainda que no último minuto”, e reconhece que, “seja quais forem as deficiências” do país, a democracia do Brasil é algo a ser comemorado. “Embora não exista uma correlação entre o desempenho do Brasil em Copas e os últimos resultados das eleições subsequentes, desta vez pode ser diferente”, diz o principal editorial do “FT” dessa segunda.

Após citar problemas na organização do torneio e acusações contra a direção da Fifa, o jornal diz que o “maior drama fora do campo será do próprio Brasil, especialmente tendo em conta as eleições presidenciais em outubro”.

“A economia está desacelerando. O índice de aprovação de Dilma Rousseff, embora ainda bem à frente dos adversários, está cedendo. O Brasil pode se sentir atolado em mal-estar”, diz o editorial. Já se a seleção vencer o mundial, o torneio poderia “levantar o sentimento nacional – porém momentaneamente”.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave