‘Guardiões’ estão prontos para atuar

iG Minas Gerais |

Os militares do 34º Batalhão da PM, responsável pelo entorno do Mineirão, concluíram o treinamento para a Copa do Mundo. Embora o controle de entrada na área Fifa e os corredores de acesso ao estádio sejam de responsabilidade do Batalhão Copa, os agentes do 34º BPM vão atuar na chamada área verde, que compreende os bairros Bandeirantes, Ouro Preto, São Luís, São Francisco e Caiçara.  

Ao todo serão 340 militares na área, 160 reforçando a área administrativa. Outros 147 agentes tiveram um treinamento específico para atuação no protestos com fechamento de vias. Eles vão formar a Companhia Guardião, criada especificamente para atuar durante os jogos. O comandante da companhia, capitão Waldomiro Almeida, explica que a ideia é que os militares do 34º BPM sejam uma segunda força, que poderá ser usada como reforço ao Batalhão Copa, se necessário.

“A Companhia Guardião é uma espécie de batalhão de choque específico do 34º BPM. Eles receberam o treinamento de atuação em manifestações, como conseguir liberar um bloqueio de rua e todas outras formações necessárias para o enfrentamento dos protestos. Porém, só iremos atuar quando houver uma sobrecarga do Batalhão Copa ou um protesto em uma região inesperada onde conseguiríamos atuar com mais rapidez”, explicou.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave