Estímulos que moldam

iG Minas Gerais | Vinícius Lacerda |

Improvisação. Dançarina Letícia Carneiro realiza performance com poltrona na peça “Ressonâncias”
Piu
Improvisação. Dançarina Letícia Carneiro realiza performance com poltrona na peça “Ressonâncias”

“Modo de transmissão das ondas sonoras por um corpo”. Provavelmente essa seja a definição da palavra ressonância que melhor se adequa à peça homônima da Quik Cia de Dança, que irá ocupar até o dia 6 de julho, diversos espaços de Belo Horizonte. A estreia acontece hoje às 11h30, na área externa do Museu Abílio Barreto.

Apesar de partir de uma premissa, o espetáculo de dança contemporânea é cameleônico. Mas, diferentemente do animal, a coreografia sofre influência daquilo que não se vê. “Não temos um roteiro fechado, vamos para o espaço e, por meio de nossas percepções daquele lugar, o espetáculo se configura”, afirma o dançarino e um dos responsáveis pela criação da peça, Rodrigo Quik. Nessa temporada, a peça também será apresentada na Casa do Baile, no Museu Mineiro, na Funarte-MG e no Sesc Palladium.

Além do ambiente, o público é outro elemento que esculpe cada uma das apresentações. “O DNA da peça está no relacionamento dos dançarinos com o público e na interação que estabelecemos com quem está assistindo. O que é feito de maneira muito orgânica, sem impor nada”, comenta a outra dançarina e responsável pela obra, Letícia Carneiro.

Criada em 2008 e apresentada em 60 lugares diferentes, a peça conta com a presença no elenco do músico Rodrigo Salvador e excepcionalmente terá a participação de Antônio Moreira. Ambos acompanham os dançarinos enquanto desempenham as performances. Assim, completa-se a tríade entre dança, música e arquitetura. “É um espetáculo de costuras de estímulos e das trocas por meio da improvisação”, afirma Letícia.

O projeto, vencedor na categoria Dança do edital da Copa do Mundo Cultura 2014, promovido pelo Ministério da Cultura, assume um papel social e realiza apresentações especiais para deficientes auditivos e idosos. Toda a programação está disponível no site www.quik.art.br.

Agenda

O quê. Peça “Ressonâncias”

Quando. De hoje até 6 de julho

Onde. Museus e teatros

Quanto. Entrada franca

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave