Agência faz levantamento global sobre temas mais comentados da Copa

No período analisado, as equipes mais comentadas foram Espanha, México, Colômbia e Brasil, respectivamente; entre os jogadores, Neymar aparece em quarto

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

A Almawave, braço tecnológico do grupo italiano AlmavivA, vai produzir diariamente, até o dia 13 de julho, levantamento global com os temas mais comentados no Twitter sobre o Mundial em seis idiomas (português, inglês, espanhol, italiano, francês e alemão). Os primeiros resultados, gerados a partir da análise de 4,2 milhões de tweets entre os dias 29 de maio e 03 de junho, revelam curiosidades sobre os assuntos mais tuitados pelos internautas em relação ao evento esportivo e ao Brasil.

No período analisado, as equipes mais comentadas foram Espanha, México, Colômbia e Brasil, respectivamente. Entre os jogadores globais mencionados, o brasileiro Neymar aparece em quarto lugar, atrás de Luis Montes (México), Daniel Carvajal (Espanha), Radamel Falcão (Colômbia). Mas, é o primeiro na lista dos mais citados entre os jogadores brasileiros. Já Luiz Felipe Scolari não aparece entre os dez técnicos mais mencionados pelos internautas.

Entre os assuntos relacionados ao evento, segurança aparece em primeiro lugar no que diz respeito à organização. Em relação a chefe de estado, Dilma Rousseff fica em segundo lugar, atrás do rei Juan Carlos I (Espanha). Diego Maradona é a primeira personalidade esportiva citada, seguida de Zico. Na gastronomia, os doces sorvete e beijinho lideram os comentários.

“Essa pesquisa é muito interessante, pois já nos mostrou e ainda apresentará muitas curiosidades, inclusive que os internautas brasileiros e estrangeiros também estão acompanhando e discutindo assuntos de diferentes aspectos, como organização e temas sociais”, explica Giulio Salomone, vice-presidente do conselho de administração da Almawave do Brasil.

Entenda o estudo

Dos 4,2 milhões de tweets analisados, 78,1% das publicações, que corresponde a 3,2 milhões de posts, mencionaram o campeonato. Desse percentual, os temas mais comentados foram mídia e personalidades (44% - 1,4 milhões de tweets), organização do evento (26,7% - 854,4 mil posts), economia (12,4% - 396,8 mil tweets), turismo (8,5% - 272 mil posts) e temas sociais (8,4% - 268,8 mil tweets).

Além do estudo referente aos temas mais citados em relação à Copa do Mundo, o levantamento ainda desenvolveu um ranking com os dez jogadores, treinadores e seleções participantes mais discutidos nos tweets.

A solução IrideAware, desenvolvida especialmente pela empresa para este tipo de pesquisa e análise, trabalha em três etapas para apurar as informações e concluir a avaliação. O primeiro passo é monitorar e extrair, 24 horas por dia, os dados da rede social com base em termos e palavras-chave. Na sequência, a tecnologia organiza, armazena e exporta o conteúdo. E, por fim, a ferramenta analisa todas as informações e automaticamente gera um relatório com as estatísticas referentes aos temas mais comentados no mundo inteiro.

No ano passado, a Almawave realizou uma pesquisa nos mesmos padrões para saber o que era dito sobre a Itália. A partir do termo #italianelmondo, o estudo construiu uma imagem da Itália por meio da análise com 7,8 milhões de tweets em todo o mundo. Os temas favoritos de discussão estavam relacionados ao esporte (40%), turismo (15 %), política (8%), eventos (6%), economia (6%) e problemas sociais (5%). A conclusão dessa pesquisa foi apresentada durante o EMC Fórum 2013, evento internacional do setor de TI.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave