Professores municipais em greve fazem passeata pelo centro de BH

Grupo caminha pela Afonso Pena em direção à praça Sete; categoria se reuniu com representantes da prefeitura nesta segunda-feira para negociar

iG Minas Gerais | Bruna Carmona |

Cerca de 150 professores da rede municipal de ensino participam uma passeata na tarde desta segunda-feira (9). O grupo, que se reuniu em frente à Prefeitura de Belo Horizonte no início da tarde para discutir a proposta apresentada pela administração municipal à categoria, caminha pela avenida Afonso Pena com destino à praça Sete. De acordo com a BHTrans, apenas duas faixas estão liberadas para o trânsito.

No fim da manhã, os profissionais se reuniram com representantes das secretarias municipais de Planejamento, de Educação e de Recursos Humanos para acertar detalhes da última proposta feita pela prefeitura aos grevistas. De acordo Luiz Roberti, diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (SindRede), a decisão sobre a continuidade da greve só deve ser tomada nesta quarta-feira (11), em uma nova assembleia.

Os professores municipais estão em greve desde o dia 21 de maio. Eles querem mudanças na carreira de professor da Educação Infantil, tendo como referência o modelo de carreira do professor municipal e ampliação do tempo dedicado pelos professores às ações de planejamento escolar.

A proposta financeira oferecida à categoria permanece a mesma: 7% de aumento divididos em duas etapas e acréscimo de 8,82% ao vale-alimentação, a partir de novembro.

 

Leia tudo sobre: Professorespasseatacentrobelo horizonte