Estudantes continuam a ocupar reitoria da UFMG nesta segunda

Cerca de 20 alunos permanecem no prédio para protestar contra uso do campus durante o Mundial; reunião deve decidir rumos do movimento no final da tarde

iG Minas Gerais | BERNARDO MIRANDA |

Aproximadamente 20 estudantes ainda ocupam o  primeiro andar do prédio da reitoria da UFMG, no campus Pampulha, nesta segunda-feira (9). Eles devem organizar uma assembleia às 18h para decidir se a ocupação continua.

Eles estão no local desde a última sexta-feira (6), quando decidiram acampar na reitoria. Uma das reivindicações é que o expediente da universidade não seja alterado durante os dias de jogos da Copa do Mundo, conforme ficou estabelecido pelo Conselho Universitário, no dia 28 de maio.

Nos dias 14, 17, 21, 24 e 28 de junho, e no dia 3 de julho, será suspenso o funcionamento  acadêmico e administrativo da UFMG. A medida vale para o campus da Pampulha, a Escola de Arquitetura, a Faculdade de Direito, o Espaço do Conhecimento, o Centro Cultural e o Conservatório da UFMG. Nesses dias, o acesso ao campus Pampulha ficará restrito à comunidade acadêmica, que só poderá entrar nas dependências da universidade após um cadastro prévio.

Nos dias de jogos do Brasil, o expediente da UFMG será encerrado às 12h30, segundo a Portaria nº. 113 do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, de 31 de abril de 2014.

O movimento também exige o fim do convênio da UFMG com a Polícia Militar, e que o campus não seja utilizado pela corporação, ou pela Fifa, durante os dias de jogos.

A UFMG informou, na sexta-feira, que tal uso do campus não acontecerá, e que o Conselho Universitário deve se reunir nesta terça-feira (10).  

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave