Novos clãs se juntam aos que atuam desde o Brasil Império

iG Minas Gerais |

Caio Narcio está confiante que herança de votos do pai aliada ao apelo à juventude vai favorecer vitória
Alex de Jesus
Caio Narcio está confiante que herança de votos do pai aliada ao apelo à juventude vai favorecer vitória

Em Minas, a perpetuação de clãs na política ganha novos sobrenomes a cada dia. São famílias que passam a disputar espaço com outras mais antigas: os Andrades, os Bias Fortes, os Prados, os Castros, os Pinheiros, entre outros.  

O presidente da Assembleia de Minas, Dinis Pinheiro (PP), trabalha para eleger o quarto membro da família. A irmã, Ione Pinheiro (DEM), irá tentar uma cadeira na Casa. O time de políticos da família conta ainda com o deputado federal Toninho Pinheiro (PP) e com o prefeito de Ibirité, Pinheirinho (PP). “Ione tem luz própria e a herança de uma família honrada. Ela foi para o DEM, senão o PP viraria Partido dos Pinheiros”, brinca Dinis.

Outro sobrenome tradicional é o dos Andradas. A família está no poder desde o Brasil Império. Hoje, ocupam cargos eletivos Toninho Andrada, prefeito de Barbacena, seu irmão e deputado estadual Lafayette Andrada, e o pai, deputado federal Bonifácio de Andrada. Todos do PSDB. Antes deles, Martim Andrada, filho de Bonifácio, foi prefeito de Barbacena.

As raízes são antigas. Bonifácio Andrada é filho de Zezinho Bonifácio, líder do governo Geisel, na ditadura. Zezinho, por sua vez, era filho de um irmão do presidente Antônio Carlos Ribeiro de Andrada, que presidiu a Constituinte de 1934. O patriarca da árvore genealógica política é José Bonifácio de Andrada e Silva, tutor de dom Pedro II.

Fenômeno mais recente protagoniza os Prado. Os irmãos e colegas de Assembleia Elismar (PT) e Liza (PROS), o deputado federal Weliton (PT) e o vereador de Uberlândia Ismar prometem escrever o nome nos clãs mineiros. O irmão Gilmar já foi vereador na mesma cidade. O filho de Liza, Paulo Prado, é vereador de Contagem. “Nossa presença vem de muito trabalho. Não está ligada a herança econômica. Temos liderança estudantil, atuação no direito do servidor e do consumidor”, frisa Weliton.

Lacerda

Construção. O prefeito de BH, Marcio Lacerda, inaugurou a história política na família. O filho Tiago é secretário de Estado, e a mulher, Regina, pode sair como suplente a senadora na chapa do PSDB.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave