Menos idas ao supermercado

iG Minas Gerais | Ana Paula Pedrosa |

Com a inflação perto do teto da meta e menos dinheiro no bolso, o brasileiro reduziu suas idas ao supermercado em três vezes, segundo pesquisa da Kantar Worldpanel, realizada em 2013. A cada visita, o consumidor leva, 3% a menos em produto, mas paga cerca de 9% a mais na conta.  

Reduzir a frequência nos supermercados ajuda a reduzir os gastos, principalmente porque diminui o volume de compras por impulso, diz o professor de economia da Universidade Fumec, Alexandre Pires de Andrade. “Se você vai três vezes, corre o risco de cair em tentação três vezes. Se vai nove, são nove chances de comprar algo que não estava planejado”, diz.

O superintendente da Associação Mineira de Supermercados (Amis), Adilson Rodrigues, diz que o setor vai bem e deve crescer 3,5% neste ano. Até abril, a alta acumulada é de 2,82%. Ele diz ainda que o setor é altamente competitivo e trabalha com margens apertadas de lucro para atrair o cliente. 

Planejamento

Dicas. Levar sempre a lista de compras é uma dica importante para economizar no atacado ou no varejo. É importante também colocar um limite do que se pode gastar com cada item.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave