Tudo novo de novo

Depois de seis anos fora dos folhetins, Rafaela Mandelli volta às novelas com “Vitória”, nova trama da Record

iG Minas Gerais | luana borges |

Redescoberta. Rafaela conta que participação em “Vitória” é um redescobrimento dos ares que cercam os folhetins
Jorge Rodrigues Jorge/CZN
Redescoberta. Rafaela conta que participação em “Vitória” é um redescobrimento dos ares que cercam os folhetins

Rafaela Mandelli está redescobrindo o universo das novelas. Há seis anos sem integrar o elenco de um folhetim – o último foi “Os Mutantes – Caminhos do Coração” –, a atriz encara Sabrina, sua personagem em “Vitória”, com ares de novidade. Seus últimos trabalhos na TV se resumem a séries como “O Negócio”, da HBO, e “Fora de Controle”, da Record, entre outros projetos que possuem um tempo de preparação e captação de imagens diferenciados em relação às produções que vão ao ar diariamente. “Mas acho que a tendência é cada vez mais as novelas se aproximarem da linguagem das séries, com melhores equipamentos e melhores interpretações. Acredito que estamos evoluindo nesse sentido, mas é um aprendizado por ser um tom e um ritmo diferente”, analisa.

Na história escrita por Cristianne Fridman, Rafaela interpreta uma delegada adjunta que trabalha com o pai, Ramiro, de Jonas Bloch. Apesar de tentar separar a relação familiar da profissional, a personagem bate de frente com o progenitor a todo momento. Principalmente quando percebe que ele não tem um caráter tão incorruptível como imaginava. “Sabrina descobre determinadas atitudes do pai com as quais não concorda, que não são o que ela defende e nem o que aprendeu com ele. Esse conflito entre os dois é muito grande e se estabelece desde o início”, explica. Com um grande poder de decisão e autonomia dentro da corporação, Sabrina vai ser uma pedra no sapato para o grupo de neonazistas, comandado por Priscila, vilã de Juliana Silveira. “Ainda não sei direito como será isso, vai ser uma surpresa até para mim. Mas ela vai incomodar esse pessoal”, despista.

Não é a primeira vez que Rafaela interpreta uma policial. Em “Fora de Controle”, ela deu vida a uma inspetora da polícia, Clarice. Por isso, aproveitou para resgatar algumas referências da preparação que fez para a série escrita por Marcílio Moraes. Na época, visitou delegacias e conversou com algumas delegadas. Algo que também achou conveniente repetir para construir Sabrina. “Conheci três delegadas que são muito vaidosas, são mães, donas de casa, esposas... É isso que estou tentando trazer para minha personagem, essa mulher maravilha que a gente tenta ser todos os dias”, brinca.

Saber manusear uma arma também fez parte do laboratório. Rafaela participou de aulas de tiro e entendeu em que situações os policias utilizam o revólver na cintura e onde ele fica guardado quando estão na delegacia. “Tem uma série de cuidados que estou tomando para conseguir passar verdade com a personagem”, salienta. Mas ter um contato tão próximo com uma arma foi uma experiência, no mínimo, esquisita para a atriz, apesar de já ter passado por isso na época de “Fora de Controle”. “Atirei com balas de festim e o impacto foi enorme. Mas estou tentando trazer para a Sabrina uma segurança e um poder diante dos artifícios que ela tem e a arma é um deles”, ressalta.

Perfil Nome completo:

Rafaela Storni Mandelli

Data de nascimento:

11 de maio de 1979

Local de nascimento:

Brasília (DF)

Signo: Touro

Últimos papéis na TV:

Leda de “Sansão e Dalila” (2011), Regina de “Os Mutantes” (2008 e 2007), Fernanda de “Cobras & Lagartos” (2006)

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave