Festa Portuguesa teve comidas típicas, shows e sarau literário

Evento aconteceu em comemoração ao dia de Portugal e ao dia das Comunidades Portuguesas

iG Minas Gerais | CINTHIA CASTRO |

Cidades - Belo Horizonte - MG
Festa Portuguesa promovida pela Camara Portuuesa de Comercio no Brasil. 

FOTO: FERNANDA CARVALHO / O TEMPO - 07.06.2014
FERNANDA CARVALHO / O TEMPO
Cidades - Belo Horizonte - MG Festa Portuguesa promovida pela Camara Portuuesa de Comercio no Brasil. FOTO: FERNANDA CARVALHO / O TEMPO - 07.06.2014

Cerca de 8 mil pessoas passaram pela praça Marília de Dirceu, no bairro Lourdes, região central de Belo Horizonte, para curtir a Festa Portuguesa. Realizado há quatro anos pela Câmara Portuguesa de Comércio, o evento contou com barraquinhas onde eram servidos pratos típicos portugueses, além de shows e um sarau literário com o escritor português José Luis Peixoto.

De acordo com a organização do evento, a festa aconteceu em comemoração ao dia de Portugal e ao dia das Comunidades Portuguesas. “A praça Marília de Dirceu foi escolhida, entre outros motivos, por abrigar uma estátua do grande poeta português Luiz de Camões”, explica Fernando Dias, presidente da Câmara Portuguesa de Comércio.

Para garantir a segurança e tranquilidade de todos os participantes, a organização do evento montou um esquema de segurança que contou com a presença de 40 homens, entre brigadistas e seguranças. Além disso, foi disponibilizada uma área com banheiros químicos.

Diversão

Enquanto comiam o tradicional bolinho de bacalhau, o corretor de imóveis Pedro Santos, 31 anos, nascido em Lisboa, e o casal de professores Saudade Costa, 31 anos, e Cristiano Silva, 35 anos, da Cidade do Porto, aproveitavam para conversar e matar a saudade da “terrinha”. O trio de portugueses se mudou para Belo Horizonte há pouco tempo, por motivos profissionais.

“Como deixamos nossas famílias em Portugal, a festa serve para matar a saudade e também para encontrar os amigos portugueses, que acabam virando a nossa família no Brasil”, afirma Saudade. A comerciária belo-horizontina Sílvia Bahia, 32 anos, levou a netinha Joana, de 4 anos, para aproveitar a festa. “Esta é uma oportunidade de conhecer outra cultura e também de aproveitar o espaço público com a família”, conta. “Já é o segundo ano que vim e, com certeza, voltarei nos próximos”, completa.

Comunidade Portuguesa

De acordo com dados do Consulado de Portugal em Belo Horizonte, Minas Gerais abriga uma comunidade de aproximadamente 10 mil portugueses. Além disso, grande parte da população mineira é formada por luso-descendentes, ou seja, pessoas que possuem parentes nascidos em Portugal.

Leia tudo sobre: FESTA PORTUGUESAPORTUGALBH