Pedro II passa por transformações e ganha faixa exclusiva para ônibus

Para que as mudanças fossem concluídas, BHTrans proibiu estacionar na Pedro II e cerca de 450 vagas foram eliminadas

iG Minas Gerais | Luciene Câmara |

A avenida Pedro II, que liga o centro de Belo Horizonte ao Anel Rodoviário e à região da Pampulha, passou hoje, 7, por transformações no trânsito. A faixa da direita da via, nos dois sentidos, agora é de uso exclusivo dos ônibus. Uma linha do Move (5550 – EstaçãoPampulha/ São José) também começou a circular no local. Apesar das alterações feitas pela Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), muitos motoristas ainda desrespeitavam os avisos de “faixa exclusiva” e circulavam ou estacionavam na pista, junto ao meio-fio. 

Para que a avenida ganhasse as faixas exclusivas, a BHTrans proibiu estacionar na Pedro II e cerca de 450 vagas foram eliminadas. Quem quiser parar na região precisa acessar as vias transversais, que passarão a ter 517 vagas rotativas na próxima segunda-feira. 

Protesto

A medida incomoda comerciantes da Pedro II, que concentra muitas lojas de peças automotivas e oficinas mecânicas. “Como o nosso cliente vai retirar uma peça se não pode parar o carro aqui”, relatou William de Souza, 37, gerente da VR Autopeças. Vários comércios no local são pequenos e não possuem estacionamento. Revoltados, os donos dos estabelecimentos prometem parar a avenida na próxima segunda-feira, por volta de 8h. Eles dizem que o objetivo não é causar briga ou quebradeira, mas, sim, reivindicar a volta dos estacionamentos.

Eles já fizeram faixas com os dizeres “Queremos trabalhar” e “Queremos estacionamento”. Segundo um dos líderes do grupo, Ronaldo Antunes, 52, o trânsito será bloqueado nos dois sentidos. “Vamos fazer nossa reivindicação e liberar. Não queremos prejudicar a vida de ninguém. Só queremos ser ouvidos”, afirmou Antunes.

Move da capital

Além da nova linha 5550, que circula pela Pedro II, a linha diametral 8101 – Santa Cruz/ Alto Santa Cruz também começou hoje a circular na pista exclusiva do Move, na avenida Antônio Carlos. Com a integração da linha 8101 ao sistema Move, o número de veículos municipais na pista de tráfego misto, no horário de pico da manhã, será reduzido dos atuais 168 para 162, no trecho entre a o Anel Rodoviário e a Lagoinha.   

Move metropolitano

Cerca de 24 mil usuários do transporte coletivo de Santa Luzia, na região metropolitana, começaram a usar a partir deste sábado a Estação São Benedito. É no terminal que os passageiros de seis bairros do município pegarão os ônibus do Move (nome dado ao BRT) com destino ao centro de Belo Horizonte. 

Nessa nova etapa do sistema, 13 linhas de ônibus convencionais, que antes iam direto para Belo Horizonte, foram substituídas por sete linhas alimentadoras, que agora vão somente até a Estação São Benedito. A partir do terminal, os passageiros têm que utilizar as linhas troncais 410C, 411C e 412H para chegar até a avenida Santos Dumont e a região hospitalar. 

 

Leia tudo sobre: avenida Pedro IItrânsitomudançasfaixa exclusiva