Ciclista aventureiro é barrado em treino da Itália

Torcedor, de 57 anos, faz jornada de 2.600km para ver treino da Azurra, mas é proibido de ver treino

iG Minas Gerais | Folhapress |

Técnico Prandelli deve escalar reservas no amistoso contra o Haiti
Divulgação / FIGC
Técnico Prandelli deve escalar reservas no amistoso contra o Haiti

Mangaratiba, RJ - De nada adiantou ter sido o único "tifoso" a aparecer na isolada concentração da seleção italiana, em Mangaratiba (RJ), no litoral fluminense. Tampouco gerou comoção a sua viagem de bicicleta desde Buenos Aires, a 2.600 km de distância.

Ao tentar assistir ao treino deste sábado, Bonfanti Oliviero, um sorridente professor universitário de 57 anos, foi impiedosamente barrado pela segurança. "É um absurdo isso. Em Montevidéu, assisti ao treino da seleção no estádio Nacional, sem problema", diz Oliviero, 57, o único torcedor italiano que deu as caras na porta do luxuoso resort Portobello, a 110 km ao sul do Rio.  

"Achei que ia encontrar italianos por aqui, mas não vi nenhum. O hotel onde eu me hospedei aqui perto está vazio", disse Oliviero, que decidiu encurtar a estadia em Mangaratiba e seguir ao Rio. O ciclista está na estrada desde 1° de maio e conta que só não pedalou em alguns trechos que considerou mais perigosos, como na região de Porto Alegre. "Os caminhoneiros não querem que você esteja lá, passavam muito perto de mim, mesmo no acostamento."

O torcedor disse que não consegui entrar por falta de um "padrino". "Amo a Itália, mas o meu país só funciona se você tiver uma carta de apresentação de um político. Aí, tudo bem. Mas eu não conheço nenhum", lamentou, mas sempre sorrindo.  

A Itália, que chegou nesta sexta (6), tem uma das concentrações mais isoladas da Copa. Para recebê-los, apenas policiais e soldados armados com fuzis. Até o centro de imprensa ficou do lado de fora, em um hotel a 16 km. Por outro lado, o técnico permitiu a presença de familiares no local.  

Neste domingo (8), a Azzurra fez seu último amistoso, contra o Fluminense. A estreia será no dia 14, contra a Inglaterra, em Manaus.

Leia tudo sobre: ItaliaCopa do Mundo 2014