Brasileiros e holandeses apimentam rivalidade em treino na Gávea

As duas seleções já se enfrentaram quatro vezes em mata-matas de Copas, com duas classificações para cada lado

iG Minas Gerais | THIAGO NOGUEIRA E JOSIAS PEREIRA |

Pai e filho holandeses acompanharam o treino da Holanda na Gávea
douglas magno
Pai e filho holandeses acompanharam o treino da Holanda na Gávea

Rio de Janeiro (RJ). No primeiro treino aberto da Holanda no Brasil, torcedores holandeses e fãs brasileiros do futebol do país dividiram as arquibancadas do estádio da Gávea, no Rio, centro de treinamento do Flamengo.

Há dois anos morando no Brasil, o marinheiro holandês Mike Zeeuw levou os filhos de 6 e 4 anos para acompanhar a atividade de seus compatriotas. Henry, o mais velho, trouxe um álbum de figurinhas completo, que o ajudou a reconhecer os jogadores.

“Ele ainda é muito pequeno para conhecer todos”, conta o pai. No treinamento, todos os visitantes sabiam que há a possibilidade do cruzamento com o Brasil, nas oitavas de final, jogo que pode acontecer em Belo Horizonte. “Tudo é possível”, diz Mike.

Brasil e Holanda já se cruzaram quatro vezes em Copas, com duas vitórias para cada lado. Os holandeses venceram em 1974 e 2010 e os brasileiros avançaram de fase em 1994 e 1998. A repórter de uma TV holandesa relembrou a eliminação do Brasil para o time laranja na última Copa quando entrevistava alguns garotos brasileiros. Mas eles não deixaram por menos. “Eles foram vice-campeões três vezes”, alegou um dos garotos.

A turma carioca, inclusive, feito uma verdadeira peregrinação para acompanhar os astros da Copa. Na sexta-feira, eles passaram horas na porta do hotel da delegação, na Zonal Sul da capital fluminense. “Consegui fazer um selfie com os jogadores”, conta Fábio Zivenberg, 18, mostrando uma foto que mostra ele em primeiro plano e os atletas lá no fundo.

Leia tudo sobre: Copa do Mundoseleção holandesaGávea