Japão vai se sentir em casa

Descendentes japoneses deverão fazer seleção nipônica não sentir a distância de casa

iG Minas Gerais | Folhapress |

FRANK AUGSTEIN/ASSOCIATED PRESS
undefined

ITU, SP - Quando a delegação do Japão seguir neste sábado (7) do aeroporto de Viracopos, em Campinas, para a concentração, em Itu, verá nomes familiares no caminho, como Toyota e Kirin.  

Já no entorno de Itu, encontrarão outras referências da indústria japonesa: Aisin, Vuteq, Sumitomo, Nissin. E até um parque japonês, o Maeda, com 11 mil m2, túnel de pedra e lago com as famosas carpas. Se passarem pela cidade, onde há uma associação japonesa com centenas de integrantes, poderão até se deparar com apresentações de sumô e taikô (tambor japonês) na praça central.  

Os japoneses não estarão concentrados em Tóquio ou em outra cidade japonesa, mas em pleno interior paulista, numa cidade com "cara" do país natal. Localizada a 103 km de SP, Itu vem atraindo empresas japonesas do setor automotivo, que produzem peças para a Toyota, que mantém uma fábrica em Sorocaba, cidade vizinha. E, com os empregos, famílias de origem japonesa. Com a esperança de que os jogadores consigam uma brecha na concentração para passear pela cidade, a Acendi (Associação Cultural Esportiva Nikkey de Itu) turbinou a sua festa típica, que já entrou para o calendário do município.  

O elenco de cantores de karaokê foi reforçado para a festa, que acontece nos próximos dias 14 e 15. O Japão estreia na Copa no dia 14, no Recife, contra a Costa do Marfim, e volta a Itu em seguida. "Quem sabe eles (jogadores japoneses) têm uma folga e prestigiam nossa festa?", torce André Maeda, presidente da Acendi, que contabiliza quase cem famílias filiadas. Ao menos outras cem famílias não filiadas devem viver na cidade, de 163 mil habitantes, estima o presidente da associação.

Para os membros da ativa comunidade japonesa da cidade, o ponto alto da estada do Japão deverá ser o treino aberto do próximo domingo (8), em Sorocaba, para o qual ingressos já são disputados "a tapa".  

A chegada da delegação japonesa está prevista para 19h deste sábado (7), em Viracopos.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave