Ocupação na UFMG continua e terá "Praia da Estação" neste sábado

Assessoria da universidade garantiu que a Polícia Militar e a Força Nacional não irão atuar no local e que a segurança será feita pela segurança universitária

iG Minas Gerais | JULIANA BAETA |

Estudantes ocuparam o prédio na noite desta sexta-feira
Renata Rocha/Web Repórter
Estudantes ocuparam o prédio na noite desta sexta-feira

Cerca de 70 estudantes continuam acampados na reitoria da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)  neste sábado (7) para assegurar que o local não seja usado pela Fifa durante a Copa do Mundo. Eles tomaram o prédio na noite desta sexta (6) e, nesta tarde, devem decidir qual será a programação prevista. A ideia é ocupar o local até o fim do Mundial.

Segundo a estudante do curso de Ciência Sociais Isabela Rodrigues, integrante do movimento Voz Ativa, a partir de 11h os ocupantes fazem uma espécie de “Praia da Estação” no local, como forma de protesto. A ocupação acontece porque eles acreditam que o campus da UFMG será usado como base militar durante o evento, já que seria território Fifa.

A assessoria da UFMG informou que a decisão do funcionamento restrito da unidade durante os dias de jogos foi tomada pelo Conselho Universitário e deverá ser mantida.

Ainda de acordo com a assessoria a segurança dentro do campus está sendo feito pela segurança universitária e não irá haver ação da Polícia Militar ou da Força Nacional no local.

Desde a manhã desta sexta, os alunos participaram de uma aula pública e de uma marcha pela UFMG, partindo da portaria localizada na avenida Antonio Carlos. O grupo chegou a fechar a avenida, no sentido centro/bairro e, durante a tarde, saiu em passeata pela avenida com destino à região hospitalar. Segundo a BHTrans, o trânsito não apresentou retenção por causa da manifestação.

Funcionamento

O expediente acadêmico e administrativo estará suspenso no campus da Pampulha, na Escola de Arquitetura, na Faculdade de Direito, no Espaço do Conhecimento, no Centro Cultural e no Conservatório da UFMG nos dias 14, 17, 21, 24 e 28 de junho e no dia 3 de julho, datas dos jogos da Copa do Mundo em Belo Horizonte.

Nesses dias, o acesso ao campus Pampulha ficará restrito à comunidade acadêmica, que só poderá entrar nas dependências da universidade após um cadastro prévio. Além disso, nos dias de jogos do Brasil, o expediente da UFMG será encerrado às 12h30, segundo a Portaria nº. 113 do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, de 31 de abril de 2014. 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave