Esquecendo da agitação do dia a dia

Pousada está incrustada na serra do Espinhaço

iG Minas Gerais | Gustavo Lameira |

Chalés e prédios stão na serra do Espinhaço, em uma área de proteção ambiental
Gustavo Lameira
Chalés e prédios stão na serra do Espinhaço, em uma área de proteção ambiental

Seja para relaxar, recarregar as baterias, aliviar o estresse ou, simplesmente, ficar off, a pousada Cachoeira da Serra, em Jaboticatubas, é uma boa opção. A 76 km de Belo Horizonte, na região Central de Minas, a estrutura oferece conforto e lazer em meio a muito verde.

A pousada fica na Serra Espinhaço, mais precisamente no Morro da Pedreira, uma Área de Proteção Ambiental (APA). Para os amantes da natureza, são 6 km de caminhada ecológica guiada, por mata e cerrado, passando por quatro cachoeiras, e um lago para a prática do “pesque e solte”.

Com três chalés e dois anexos, num total de 36 suítes (reversíveis conforme a necessidade do cliente), a pousada tem capacidade máxima de 120 hóspedes, para não perder em qualidade. Rampas espalhadas pelos jardins – muito bem-cuidados – e adaptações em parte dos dormitórios garantem acessibilidade aos cadeirantes.

Os quartos são equipados com TV, frigobar, circulador de ar e uma cozinha compartilhada por andar. Há um bar com quiosques, e restaurante de cardápio variado, com destaque para a boa comida mineira, e música ao vivo aos sábados.

Para o lazer, uma piscina adulto (aquecida), outra infantil, sauna, campo society, quadra para vôlei e peteca, playground, sinuca, totó, redes de balanço e um profissional recreador nos fins de semana prolongados. Há também um espaço multimídia para eventos. Toda estrutura é alimentada por energia solar.

Tudo incluído

Beleza natural e sossego atraem, principalmente, grupos da terceira idade, casais em lua de mel e com filhos. O engenheiro Francis Nascimento, 42, visita a pousada pela quarta vez com a família. “Passei a vir aqui porque é bem agradável, por ter preços razoáveis fora das temporadas – como todo hotel –, e também porque vem com tudo incluído”.

Fora do período de feriados, a Cachoeira da Serra funciona de sexta-feira a domingo. Oferece pensão completa (café da manhã, almoço e jantar) e internet Wi-Fi. Não há telefones fixos, mas o sinal para os celulares é bom.

“Assim que cheguei quis ficar conectado, daí minha mulher chamou minha atenção. Aqui é mesmo para desacelerar, para gastar o tempo com quem a gente ama e aproveitar a natureza”, completou Nascimento.

Tradição de várias gerações

O terreno de 52 hectares em que está a pousada Cachoeira da Serra foi adquirido pela família de dona Elzira Marques há 40 anos, e já faz 18 que o local está totalmente voltado para o setor de hotelaria. “No princípio, a ideia era criar uma vila suíça, só com chalés. Depois fomos ampliando, investindo, até chegarmos nessa estrutura”, relata.

Aos 79 anos, dona Elzira explica que conta com o apoio e supervisão dos filhos, mas é ela quem toma todas as decisões e dá o tom do negócio.“Nosso próximo investimento será em casamentos. Ainda estamos vendo onde fica melhor pra montar as tendas, pra fazer as cerimônias e as festas”, completa Elzira. 

Saiba mais

Informações. (31) 3486-6060 e 8784-9927 ou www.pousadacachoeiradaserra.com.br Pagamento.Com dinheiro ou cheque no local. Cartões de crédito, somente na central de reservas, e em até 3 vezes. Crianças até 5 anos não pagam.

Como chegar. Saindo do centro de Belo Horizonte, pegar a avenida Cristiano Machado; depois, na altura do bairro São Gabriel, seguir pela Via 240 e MG–020 até Santa Luzia. No perímetro urbano, seguir as placas em direção a Jaboticatubas até retomar a rodovia. Chegando à praça central, virar à direita e seguir por mais 13 km, 11 em estrada de terra. 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave