Reitoria da UFMG é ocupada em protesto contra uso do campus na Copa

Estudantes podem ficar acampados durante todo o mundial; assessoria da universidade informou que o espaço não será utilizado pela Fifa ou pela polícia na Copa

iG Minas Gerais | Bruna Carmona |

Estudantes ocuparam o prédio na noite desta sexta-feira
Renata Rocha/Web Repórter
Estudantes ocuparam o prédio na noite desta sexta-feira

Estudantes de vários cursos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) estão acampados no prédio da reitoria, na Pampulha, para protestar contra o fechamento do campus pela FIFA durante a Copa do Mundo. De acordo com a estudante de Ciência Sociais Isabela Rodrigues, que é integrante do movimento Voz Ativa, cerca de 100 alunos estão no local sem prazo definido para saída. Segundo Isabela, o grupo é contra a UFMG ser território da FIFA durante o mundial e contra a utilização do campus como base militar.

A ocupação, convocada pelo Fórum UFMG contra a Copa, que é formado por vários movimentos dentro da universidade, tem o objetivo de garantir a autonomia do território durante o mundial. A intenção dos estudantes é permanecer no local durante todo o torneio. "Existe a possibilidade, essa é a vontade, agora, se nós vamos conseguir, vai depender da dinâmica do movimento", afirma Isabela.

Desde a manhã desta sexta-feira (6), os alunos participaram de uma aula pública e de uma marcha pela UFMG, partindo da portaria localizada na avenida Antonio Carlos. O grupo chegou a fechar a avenida, no sentido centro/bairro e, durante a tarde, saíram em passeata pela avenida com destino a região hospitalar. Segundo a BHTrans, o trânsito não apresentou retenção por causa da manifestação.

A assessoria da UFMG informou que a decisão em relação ao tema foi tomada pelo Conselho Universitário e, até o momento, será mantida. De acordo com a decisão divulgada no dia 28 de maio deste ano, o funcionamento da universidade será restrito em dias de jogos da Copa no Mineirão.

O expediente acadêmico e administrativo estará suspenso no campus da Pampulha, na Escola de Arquitetura, na Faculdade de Direito, no Espaço do Conhecimento, no Centro Cultural e no Conservatório da UFMG nos dias 14, 17, 21, 24 e 28 de junho e no dia 3 de julho, datas dos jogos da Copa do Mundo em Belo Horizonte.

Nesses dias, o acesso ao campus Pampulha ficará restrito à comunidade acadêmica, que só poderá entrar nas dependências da universidade após um cadastro prévio. Além disso, nos dias de jogos do Brasil, o expediente da UFMG será encerrado às 12h30, segundo a Portaria nº. 113 do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, de 31 de abril de 2014. 

Quanto ao uso do espaço da instituição pela Fifa ou pela Polícia Militar, a assessoria informou que isso não acontecerá.

Leia tudo sobre: ufmgcampusatoocupaçãoreitoriacopa