Variante de ponte interditada há 29 dias será inaugurada nesta sexta

Segundo o DER, a variante só poderá ser utilizada por veículos leves e será aberta às 18h desta sexta-feira (6)

iG Minas Gerais | JOSÉ VÍTOR CAMILO |

Ponte ficou interditada por quase um mês após caminhão tanque explodir e abalar a estrutura
AMAPI / DIVULGAÇÃO
Ponte ficou interditada por quase um mês após caminhão tanque explodir e abalar a estrutura

Depois de 29 dias interditada, a MG-262, entre Mariana e Ponte Nova, na região Central do Estado, finalmente será liberada para veículos leves, a partir das 18h desta sexta-feira (6). A variante da ponte sobre o rio Gualaxo do Sul finalmente ficou pronta, conforme as informações do Departamento de Estradas e Rodagens (DER/MG). Enquanto outras obras são feitas no local da variante, os veículos pesados e de carga deverão continuar passando pelos desvios.

A ponte precisou ser interditada após um acidente ocorrido no dia 9 de maio, quando um caminhão que transportava combustíveis explodiu após bater na mureta e caiu no interior do rio. Após os estudos feitos por engenheiros do DER, ficou constatado que houve um deslocamento de 3,5 cm na estrutura da ponte, além de um trinca no pilar central da estrutura. Cerca de 3 mil pessoas passam pelo local diariamente. A variante, paralela à ponte, começou a ser construída no dia 22 de maio.

Ainda segundo o departamento, desde o último dia 10, técnicos realizaram uma série de estudos de engenharia entre eles teste de carga, análise de ferragens expostas e danificações no concreto, além de consulta ao projeto construtivo para determinar as intervenções necessárias. O órgão afirma já ter definido o projeto de recuperação da ponte e está terminando de realizar os levantamentos quantitativos para a obra ser executada. A licitação foi dispensada devido a urgência e o impacto que a interdição está causado aos usuários. Desvios para veículos de carga

Opção 1: BR-381 no sentido João Monlevade, depois seguir pela BR-262 até próximo a Rio Casca, onde deverá entrar na MG-329 até Ponte Nova. Extensão: 220 km.

Opção 2: BR-356 no sentido Ouro Preto, depois na MG-262 sentido Mariana, depois seguir em direção a Catas Altas e Santa Bárbara pela MG-129 até o entroncamento com a BR-381 em João Monlevade, em seguida entrar na BR-262 até próximo a Rio Casca, onde deverá continuar a viagem pela MG-329 até Ponte Nova. Extensão: 360 Km.

Leia tudo sobre: PONTERIO GUALAXO DO SULGUALAXOMARIANAPONTE NOVAMG-262DESVIOTRÂNSITO