Uruguai conta com 17 jogadores que disputaram a Copa de 2010

Boa parte do elenco que terminou o último Mundial na terceira posição foi mantida pelo técnico Oscar Tabárez

iG Minas Gerais | ANTONIO ANDERSON |

Forlán foi reserva no primeiro jogo do Uruguai, mas deve ganhar chance contra a Nigéria
Reprodução
Forlán foi reserva no primeiro jogo do Uruguai, mas deve ganhar chance contra a Nigéria

Terceira colocada na Copa do Mundo de 2010, a seleção do Uruguai manteve praticamente a base que disputou a competição há quatro. Dos 23 jogadores da Celeste Olímpica que na próxima segunda-feira vão desembarcar em Sete Lagoas, na região Central de Minas Gerais, 17 disputaram a Copa na África do Sul e seis tiveram uma oportunidade na última lista do técnico Óscar Tabárez. Para esse Mundial, as principais novidades do Uruguai serão o goleiro Rodrigo Muñoz, o zagueiro Andrés Schotti, os meio-campistas Cristiano Rodrigues e Gastón Ramírez e os atacantes Abel Hernández e Christian Stuan

Com uma média de idade de 28,5 anos, a Celeste Olímpica tem como seus jogadores mais experientes o zagueiro Diego Lugano, 33, o meia Diego Pérez, 34, e o atacante Diego Forlán, 35, que foi eleito o melhor jogador da Copa do Mundo de 2010. O atleta mais jovem do grupo é o zagueiro José María Giménez, com 19 anos. A delegação uruguaia, que vai treinar entre os dias 10 e 22 de junho em Sete Lagoas, será composta pelos goleiros Fernando Muslera, 27, Martín Silva, 31, Rodrigo Muñoz, 32.

Completando a defesa, Diego Lugano, 33, Diego Godín, 28, José María Giménez, 19, Martín Cárceres, 27, Maximiliano Pereira, 29, Jorge Fucile, 29 e Sebastián Coates, 23. No meio-campo, a Celeste Olímpica conta com Egídio Arévalo Ríos, 32, Walter Gargano, 29. Diego Pérez, 34, Álvaro González, 29, Álvaro Pereira, 28, Cristian Rodríguez, 28, Gastón Ramírez, 23 e Nicolás Lodeiro, 25. Para o ataque, o técnico Óscar Tabárez tem como opções Edinson Cavani, 27, Luis Suárez, 27, Diego Forlán, 35, Abel Hernández, 23, e Christiain Stuan, 27.

A esperança uruguaia para buscar o tricampeonato mundial está depositada nos gols do atacante Luis Suárez, que atua pelo Liverpool,da Inglaterra. O jogador foi um dos destaques da campanha da Celeste Olímpica no Mundial da África do Sul e em 2011 ajudou seu país a conquistar a Copa América. Atualmente, ele se recupera de uma cirurgia no joelho esquerdo, mas deve ganhar condições de participar da estreia no Mundial marcada para o dia 14 de junho, no Estádio do Castelão, em Fortaleza, contra a Costa Rica.