Felipão diz que não 'esconde o jogo' e aponta opções de esquema tático

Questionado sobre o certo pragmatismo de sua equipe, Felipão deixou claro que possui sim outras alternativas; formações são trabalhadas à parte

iG Minas Gerais | JOSIAS PEREIRA |

ESPORTES - TERESOPOLIS RJ - BRASIL - 5.6.2014 - COPA DO MUNDO FIFA 2014 - Treino da selecao brasileira de futebol na Granja Comary em Teresopolis RJ. 
Foto: Douglas Magno / O Tempo
douglas magno
ESPORTES - TERESOPOLIS RJ - BRASIL - 5.6.2014 - COPA DO MUNDO FIFA 2014 - Treino da selecao brasileira de futebol na Granja Comary em Teresopolis RJ. Foto: Douglas Magno / O Tempo

Teresópolis (RJ). Desde a Copa das Confederações, o esquema da seleção brasileira não vem sofrendo mudanças. A equipe atua com uma linha de quatro defensores, dois volantes, um homem de armação, dois pontas e um atacante referência.  Questionado sobre o certo pragmatismo, Felipão deixou claro que possui sim alternativas para mudar o esquema tático de sua equipe. No entanto, estas formações são trabalhadas à parte, algumas vezes longe dos treinamentos com bola. 

“Não estou escondendo nada porque os treinamentos estão sendo vistos. Eu tenho algumas alternativas para variar este esquema. Por exemplo, em determinado momento, eu posso ter dois jogadores com qualidade boa para sair para o jogo, com dois centroavantes e uma meia de qualidade para superar alguma dificuldade no decorrer do jogo. Em outro momento, o Henrique, que é mais técnico, pode jogar como um terceiro zagueiro ou volante”, afirmou.

“Não coloco agora no treinamento porque não precisa. Uma  vez ou outra você trabalha isto nos cinco, dez minutos finais do treino. Mas estas mudanças eu passo para eles lá nas nossas reuniões táticas, no quadro. Alguma vezes o técnico terá que improvisar no decorrer do jogo. Aí é uma questão de olhar o jogo, ser coerente.  Se eu achar que tem que mudar alguma coisa, eu vou mudar. Até porque quem tem que responder para vocês (imprensa) sou eu”, completou Felipão. 

A seleção brasileira estreia na Copa do Mundo no próximo dia 12 de junho, contra a Croácia, na Arena do Corinthians, em São Paulo. Fechando a primeira fase, a equipe ainda encara o México, no dia 17, em Fortaleza; e Camarões, no dia 23, em Brasília.