Croácia e Austrália fazem o teste final antes da Copa

Duelo com os australianos será o primeiro e único amistoso dos croatas antes da estreia contra a seleção brasileira

iG Minas Gerais | AGÊNCIA ESTADO |

DIVULGAÇÃO / SITE UEFA
undefined

As seleções de Croácia e Austrália disputam, nesta sexta-feira, às 20 horas, em Salvador, um amistoso com cara de ensaio final para a Copa do Mundo. As equipes devem testar os esquemas com os quais vão estrear no Mundial, respectivamente contra Brasil, no dia 12 de junho, em São Paulo, e Chile, no dia 13, em Cuiabá.

Para a seleção croata, que chegou na terça-feira à Praia do Forte, distrito de Mata de São João (BA), 60 quilômetros ao norte de Salvador, sede da delegação durante a competição, a partida servirá sobretudo como teste de adaptação da equipe ao ambiente encontrado no Brasil. Será o primeiro e único amistoso dos croatas antes da estreia contra a seleção brasileira.

O clima do litoral baiano, por exemplo, assustou alguns jogadores da delegação. As temperaturas superiores a 30 graus durante o dia levaram o técnico Niko Kovac a suspender todos os treinos que os jogadores realizariam pela manhã, diariamente. "Foi muito bom termos chegado dez dias antes da competição para nos acostumar às condições locais", admitiu o zagueiro Dejan Lovren. "De fato, é muito quente e muito úmido." A temperatura esperada durante a partida é de 25 graus.

O jogo também será o último teste do goleiro croata, o experiente Stipe Pletikosa, de 35 anos, com a Brazuca, a bola oficial da copa. "É uma bola rápida, que vai exigir agilidade dos goleiros", afirmou.

"Apesar disso, é uma bola muito boa, que não muda de trajetória sem motivo. Não acho que vamos ver muitos goleiros culpando a bola nesta copa", brincou. O goleiro admitiu que os jogadores podem entrar na partida com menos intensidade, para evitar lesões na véspera da Copa. "Mas vencer é importante, até para elevar a autoestima da equipe para a estreia contra o Brasil", disse.

Para a partida contra a Austrália, o técnico Niko Kovac ainda não definiu se vai usar o atacante Mandzukic, estrela do time. O jogador vai cumprir suspensão na partida contra o Brasil e pode ceder a vaga para outros jogadores cotados para assumir a posição na estreia da Copa, entre eles os brasileiros naturalizados croatas Eduardo Silva e Sammir. Na tarde dessa quinta-feira, Kovac comandou o segundo treino da equipe no Brasil e, mais uma vez, manteve o trabalho fechado para a imprensa, que só teve acesso ao aquecimento dos jogadores.

Mais habituada ao clima brasileiro, a seleção da Austrália, primeira delegação estrangeira a chegar ao País, no dia 28 de maio, desembarcou no início da tarde desta quinta em Salvador, proveniente do Espírito Santo, sede da equipe durante o Mundial, e seguiu para o hotel em que está hospedada sem falar com a imprensa, nem passar pelo saguão do aeroporto. Assim como a seleção croata, os jogadores australianos embarcaram em um ônibus ainda na pista de pouso do aeroporto com destino ao hotel

Para a partida contra a Croácia, o técnico Ange Postecoglou pode poupar duas das estrelas da equipe, os meias Mile Jedinak e Mark Bresciano, que ainda se recuperam de lesões, mas disse ter a intenção de colocar os dois em campo "pelo menos uma parte do tempo".

Leia tudo sobre: copa do mundoaustraliacroaciaamistosoantesestreia