A bola do Mundial já rola no seu smartphone

iG Minas Gerais | Ana Paula Pedrosa |

A Copa já começou nos smartphones de milhares de brasileiros. Nas lojas da Apple, Google e Microsoft são dezenas de aplicativos que oferecem conteúdo diversificado sobre o Mundial. Informações sobre estádios e seleções, conteúdo multimídia, tabelas, atualização da classificação em tempo real e até formas de organizar o álbum de figurinhas e onde trocar as repetidas são alguns dos serviços oferecidos. Há também informações sobre as cidades que sediam a competição.

O usuário que acessar uma dessas lojas vai encontrar desde programas oferecidos pela própria Fifa até outros, de desenvolvedores independentes, passando por aqueles oferecidos por patrocinadores do torneio e autoridades das cidades onde haverá jogos.

“Tem para todos os gostos. Quando a gente acha que acabaram as ideias, surgem novas”, diz o assessor de tecnologia do Cotemig, Virgíio Borges de Oliveira. Ele diz que turistas e amantes do futebol podem tirar bom proveito dos aplicativos, desde que tomem alguns cuidados. O principal é baixar o programa das lojas oficiais, que oferecem uma diversidade enorme de alternativas gratuitas e de qualidade. Ele explica que as lojas das grandes marcas controlam o conteúdo que colocam no ar, reduzindo a chance de o usuário instalar um programa malicioso, “disfarçado” de aplicativo da Copa. É importante também ter um antivírus atualizado. Nas mesmas lojas, há boas opções gratuitas.

É importante também ficar atento às avaliações dos usuários que já estão usando o aplicativo. “Se um aplicativo com 10 mil downloads tem avaliação duas estrelas, não é recomendável mesmo”, diz. Além da nota de classificação, os comentários dos usuários ajudam a selecionar a melhor alternativa, porque indicam quais os programas que costumam “travar”, o que não cumprem o que prometem, os que são muito lentos ou ocupam muita memória do aparelho.

É importante também ler as permissões que o aplicativo pede antes de ser instalado. Se o programa quer acessar seus contatos, incluindo telefones, e-mails e perfis em redes sociais, e você não acha conveniente, procure um outro aplicativo similar que não tenha essas exigências.

Bolão

O Easy Táxi, aplicativo que ajuda a encontrar táxis, está realizando um bolão entre as pessoas que curtem sua página no Facebook. Os vencedores ganham descontos de até R$ 30 nas corridas. Até nessa quinta, 394 mil pessoas tinham curtido a página. No Brasil, o aplicativo está presente em 34 cidades, incluindo as 12 cidades-sede da Copa. Além de testar a sorte no bolão da Copa, a rede promete facilitar a vida do passageiro oferecendo o pagamento da corrida por meio do aplicativo Easy Taxi Pay, um método rápido e seguro, “diferentemente do zagueiro perna de pau do seu time”, diz o texto de divulgação.

Táxi mais fácil

Encontrar um táxi em Belo Horizonte tem sido um grande desafio, que o aplicativo Boraí promete ajudar a resolver. O app faz a intermediação no contado entre passageiro e taxista, encaminhando os pedidos à central de atendimento e permite que o cliente acompanhe o deslocamento do táxi. Depois do pedido, o usuário recebe notificações por SMS e e-mail com protocolo de atendimento, placa do veículo, nome do motorista e modelo do carro. É possível especificar o tipo de carro que o cliente necessita, como, por exemplo, para atender a pessoas com deficiência ou dificuldades de locomoção.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave