Tchekhóv entre o teatro e o cinema

Espetáculo “E Se Elas Fossem Para Moscou?”, dirigido por Christiane Jatahy, conta a história de três irmãs

iG Minas Gerais | gustavo rocha |

Três atrizes vivem clássico “As Três Irmãs” adaptado para os dias de hoje
MARCELO LIPIANI DIVULGAÇÃO
Três atrizes vivem clássico “As Três Irmãs” adaptado para os dias de hoje

Teatro e cinema são artes irmãs. Já houve tempos em que o surgimento do segundo parecia ser uma ameaça e fadava o irmão mais velho ao esquecimento e/ou uma potencial morte, mas isso não aconteceu. Apostando no encontro entre os dois, a Cia. Vértice de Teatro, do Rio de Janeiro, apresenta “E Se Elas Fossem para Moscou?”, no Galpão Cine Horto.

“Não é teatro filmado”, alerta a diretora Christiane Jatahy. A peça é também um filme, que é editado e exibido ao vivo em outra sala. “O trabalho se divide em diversas camadas, que vão desde recursos metalinguísticos à atuação das atrizes e dos técnicos da filmagem, que também trabalham como personagens da trama. O público, que estará no teatro, vai perceber essa camadas e quem estiver no cinema vai ver ‘apenas’ o filme”, destaca.

Ainda que próximos, existem peculiaridades dos dois gêneros. Teatro cinematográfico ou cinema teatral, diretora? “Tentamos encontrar uma equilíbrio entre os dois, com suas particularidades, mas creio que seja uma atuação mais cinematográfica. De toda forma, o que acontece no teatro é uma peça, de fato. Fiz questão que não se transformasse em um set de filmagens. Quanto mais as atrizes se aproximam do cinema, mais verdade elas conseguem revelar ao público. Nesse sentido, mesmo sendo ficcional, o trabalho se aproxima da performance, porque traz essa verdade”, garante ela.

Outro ponto destacado é o texto, que é uma adaptação de “As Três Irmãs” de Tchekhóv. “Na verdade, eu diria que é uma reescrita da obra original, porque procuramos atualizar algumas questões. Aliás, só nos interessa montar Tchekhóv se a gente pode trazer as questões que ele aponta para os dias de hoje”, finaliza Jatahy.

Serviço. “E Se Elas Fossem para Moscou?”. Hoje às 21h, amanhã às 19h e 21h30 e domingo, às 20h, no Galpão Cine Horto (rua Pitangui, 3.6134.381, Horto). Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave