Projeto de Vida é destaque na cidade

Com 15 anos de fundação, programa oferece amparo, acolhimento e atendimento aos usuários de drogas

iG Minas Gerais |

Projeto de Vida. 
ONG auxilia os usuários de drogas por meio de uma série de atividades sociais
Erica Barezani
Projeto de Vida. ONG auxilia os usuários de drogas por meio de uma série de atividades sociais

Fundada em 1999, a Associação de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas Projeto de Vida, desenvolve um importante trabalho no atendimento às famílias de usuários de drogas e adolescentes com histórico de uso ou abuso de drogas.

Além das ações referentes à prevenção e ao atendimento aos usuários, a ONG, já reconhecida pela comunidade da região industrial em Contagem, várias atividades de promoção humana também se destacam. Natação, oficinas e curso de informática são apenas algumas das atividades.

Desde maio do ano passado, um convênio firmado entre o Projeto de Vida e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, o Território Aliança, uma ação integrante do Programa Aliança pela Vida, possibilitou a ONG a desenvolver atividades de abordagem social, intervenções à saúde, encaminhamentos e acompanhamentos de apreensões juntas aos usuários em situação de rua.

Com uma equipe composta por assistente social, psicóloga, técnica de enfermagem e agentes sociais, o Território Aliança busca a reinserção social das pessoas que se enquadram nessa realidade social. “O principal objetivo do Território Aliança é promover um atendimento ético, solidário, igualitário e com foco no indivíduo. Fazemos uma importante tentativa de resgatar a cidadania das pessoas em situação de rua”, destaca a psicóloga Érica Barezani que também é integrante do programa no Projeto de Vida.

Com 15 anos consumados de história e de conquistas, o Projeto de Vida acredita que pessoas, como as atendidas pelo Território Aliança, muitas vezes invisíveis ao olhar da sociedade, podem ser contextualizadas no meio social, ter o vínculo familiar resgatado, serem reintegradas ao mercado de trabalho, terem uma vida comum e, principalmente, liberta do uso de drogas.

Mais do que em fatos, o Projeto de Vida se faz digno de credibilidade não por visualizar os fatos e as realidades sociais, mas por crer em possibilidades. Os resultados obtidos ao longo de seus 15 anos confirmam que é possível haver mudança quando se tem interesse social e crença em seu principal foco de trabalho: o ser humano.

O Projeto de Vida fica na Rua Rio Branco, 233D no Bairro Amazonas. Funciona de segunda a sexta-feira de 09h às 18h. Mais informações: (31) 3361-7526 ou pelo site: www.projetodevida.org.br

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave