Árbitros não conseguem treinar no Maracanã

Os juízes que atuarão na Copa do Mundo até agora não conseguiram treinar no estádio do Maracanã por conta dos atrasos nas obras e na preparação do gramado

iG Minas Gerais | AGÊNCIA ESTADO |

RODRIGO LIMA/O TEMPO
undefined

"Até o momento os árbitros não conseguiram treinar". Quem faz o alerta é Massimo Busaca, diretor de Arbitragem da Fifa e ex-juiz. Segundo ele, um reconhecimento do gramado e do estádio deveria ter ocorrido na semana passada. Mas a organização pediu que tudo fosse adiado até o dia 7 de junho em virtude dos últimos preparativos no Maracanã.

Se a grama ainda não permitiu que o estádio fosse testado pelos árbitros, Busaca considera que pelo menos não houve atraso na instalação da tecnologia que vai ser usada para determinar se a bola cruzou ou não o gol. A Copa de 2014 será a primeira que contará com a tecnologia para auxiliar os árbitros.

Além da ajuda da tecnologia, a Fifa decidiu insistir com os árbitros para que estudem os times que vão apitar, principalmente no que se refere à tática de cada um deles em campo. "A tática é fundamental", disse Busaca. "Os árbitros precisam saber como um time marca, se marca avançado, se pressiona", explicou.

Desde o início desta semana, cada seleção recebeu a visita de uma comissão de arbitragem para falar sobre como os jogos serão apitados e o que será exigido dos jogadores em termos de "fair play".

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave