Nova etapa começa no sábado

Estação São Benedito, em Santa Luzia, será inaugurada, mas em caráter provisório

iG Minas Gerais | Johnatan Castro |

A partir do próximo sábado, uma nova etapa do Move (nome dado ao BRT) metropolitano entrará em funcionamento. Com a conclusão da Estação São Benedito, em Santa Luzia, na região metropolitana, moradores de seis bairros do município passarão a utilizar o BRT para chegar até o centro da capital.

A estação foi construída em caráter provisório, já que o terminal definitivo só poderá ser iniciado após obras compensatórias, ainda em andamento. Dois campos de futebol estão sendo feitos para compensar os impactos da estação.

Ao todo, 13 linhas de ônibus convencionais, que antes iam direto para Belo Horizonte, foram substituídas por sete linhas alimentadoras, que agora vão somente até a Estação São Benedito. De lá, os passageiros terão de utilizar três linhas troncais (no corredor) do Move para chegar até a avenida Santos Dumont e a região hospitalar. Os ônibus utilizarão os corredores exclusivos do Move nas avenidas Pedro I, Antônio Carlos e Cristiano Machado.

De acordo com a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), a expansão permitirá que cerca de 24 mil passageiros de Santa Luzia sejam incorporados ao sistema todos os dias. Os bairros atendidos são Palmital, Três Corações, Conjunto Cristina B e C, Nova Conquista, Palmital B e São Benedito.

Para a inauguração, conforme a pasta, folhetos informativos serão distribuídos, e uma equipe de funcionários fará a orientação dos usuários. Para fazer a integração entre as linhas alimentadoras e os veículos do Move, os passageiros terão como única opção o cartão Ótimo. A promessa é que o cartão seja distribuído gratuitamente nos primeiros dias de operação da Estação São Benedito. Quem não tiver o produto, no entanto, terá que pagar uma nova tarifa cheia para viajar até o centro da capital.

Próximos passos. No dia 14 deste mês, as estações de integração Vilarinho, em Venda Nova, e Justinópolis, em Ribeirão das Neves, serão inauguradas para receber mais uma etapa de expansão do Move metropolitano, segundo afirmou a Setop ontem. A secretaria informou que o terminal Vilarinho está em fase final de reforma. Já a estação Justinópolis está sendo concluída de forma provisória.

24 mil

usuários de Santa Luzia serão incorporados ao sistema

Número

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave