Splitter aposta na defesa dos Spurs na final da NBA

Os Spurs buscam o seu quinto título - ganhou em 1998/99, 2002/03, 2004/05 e 2006/07. Já o Heat luta pelo quarto troféu - além das duas últimas temporadas, foi campeão também em 2005/06.

iG Minas Gerais | FOLHA PRESS |

'Da forma como perdemos no ano passado, é difícil de engolir', afirmou o jogador brasileiro dos Spurs
Tiago Splitter oficial/reprodução
'Da forma como perdemos no ano passado, é difícil de engolir', afirmou o jogador brasileiro dos Spurs

San Antonio Spurs e Miami Heat começam a decidir nesta quinta-feira (5), às 22h, o título da NBA. O primeiro jogo da série melhor de sete acontece no Texas. E o pivô brasileiro Tiago Splitter, 29, dos Spurs, quer vingança.

No ano passado, contra o próprio Heat, o time de San Antonio esteve muito perto do título. Chegou a fazer 3 a 2 na série, mas perdeu por 4 a 3 e viu o rival ficar com o troféu pelo segundo ano consecutivo.

"Claro que é uma revanche. Da forma como perdemos no ano passado, é difícil de engolir. Escapou das nossas mãos. Ganhar deles agora seria ótimo", disse Splitter, que não revelou se começará a partida como titular ou no banco de reservas, como aconteceu nos últimos dois jogos dos Spurs.

Certo mesmo é que a franquia do Texas vai apostar todas as suas fichas na defesa, já que do outro lado estará o ala LeBron James e um time que tem um aproveitamento de quase 50% nos arremessos de quadra, o melhor dos playoffs nesta estatística.

"A defesa é algo que ganha títulos. O Heat ataca muito a cesta, vive muito de penetrações e tem seus chutadores abertos. Temos que identificar isso e proteger o aro da melhor forma possível sem deixar os jogadores terem arremessos cômodos", afirmou Splitter.

Os números defensivos, porém, estão a favor do Heat neste momento. Nos playoffs, a equipe de Miami tomou apenas 92.1 pontos por jogo. Só fica atrás do Washington Wizards (89.5). Os Spurs, por sua vez, têm a oitava melhor defesa (98.6).

No ataque, o time do Texas confia em sua coletividade, enquanto o Heat, no trio de ferro formado por LeBron, Dwyane Wade e Chris Bosh. Do elenco da equipe de Miami, só os três jogadores possuem média superior a dez pontos por jogo. Nos Spurs, são seis (Parker, Duncan, Mills, Belinelli, Ginóbili e Leonard).

"Jogo coletivo é a forma de jogar do San Antonio. É como a gente encara os jogos. Essa é a nossa filosofia e temos que jogar a final desse jeito. A única forma de ganhar do Miami é passando a bola, distribuindo o jogo", disse Splitter, que pode se tornar o primeiro brasileiro a ganhar o título da NBA.

Os Spurs buscam o seu quinto título - ganhou em 1998/99, 2002/03, 2004/05 e 2006/07. Já o Heat luta pelo quarto troféu -além das duas últimas temporadas, foi campeão também em 2005/06.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave