Talibã divulga vídeo do momento da liberação de soldado americano

Bowe Bergdahl foi trocado pelo governo americano por cinco guerrilheiros do Talibã que estavam sendo mantidos presos na prisão de Guantánamo

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

undefined

O Talibã divulgou, nesta quarta-feira (4), um vídeo do momento em que o soldado americano Bowe Bergdahl foi entregue ao exército dos Estados Unidos em uma troca de prisioneiros. Ele ficou preso em cativeiro por mais de cinco anos, na fronteira entre o Afeganistão e o Paquistão.

Bergdahl carregava apenas uma sacola plástica com alguns objetos pessoais e tinha uma aparência debilitada. Ele aparece em um carro com cerca de quatro combatentes do Talibã. Um helicóptero do exército americano aparece e pousa perto, levando menos de um minuto para embarcar o soldado e decolar. 

No momento do embarque, uma voz de um guerrilheiro do Talibã aparece falando 'da próxima vez que vier ao Afeganistão, não voltará vivo'.

De acordo com especialistas, o vídeo divulgado pelo Talibã irá enfurecer o comando americano, já que mostra as condições em que Bergdahl estava no momento da troca e exibe o rosto de um soldado das forças especiais, que costumam ter as identidades resguardadas.

Bergdahl foi trocado pelo governo americano por cinco guerrilheiros do Talibã que estavam sendo mantidos presos na prisão de Guantánamo, em Cuba. Eles foram enviados ao Catar e deverão permanecer no país por um ano.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave