Felipe será coroado em 18 de junho

Infantas Cristina e Elena deixam de fazer parte da Família Real espanhola

iG Minas Gerais |

União. Rei Juan Carlos (esq) e o príncipe Felipe em cerimônia marcando o bicentenário de Ordem Real
Daniel Ochoa De Olza/AP
União. Rei Juan Carlos (esq) e o príncipe Felipe em cerimônia marcando o bicentenário de Ordem Real

VARSÓVIA, Polônia. O atual príncipe de Astúrias será proclamado rei da Espanha como Felipe VI em 18 de junho perante as Cortes gerais reunidas no Congresso dos deputados, em Madri, segundo confirmaram fontes da Mesa da câmara baixa. O príncipe de Astúrias assumirá nesse dia a coroa espanhola em substituição de seu pai, Juan Carlos I, que anunciou a abdicação ao trono nessa segunda.

A Mesa, órgão de direção do Congresso, aceitou nessa terça o projeto de lei orgânica que efetivará a abdicação de Juan Carlos de Bourbon e que será aprovado, primeiro pelo Congresso na semana que vem, e depois pelo Senado, com toda probabilidade na véspera da proclamação, no dia 17.

Com o ato dessa terça no Congresso, se inicia o trâmite parlamentar que culminará com a proclamação de Felipe VI como novo rei da Espanha. Horas antes dessa reunião na Câmara, o governo espanhol tinha enviado ao Parlamento a lei orgânica que, após ser aprovada, efetivará a abdicação do rei Juan Carlos em favor de seu filho.

A norma consta de um artigo único com dois parágrafos, no qual se indica que Juan Carlos I abdica da Coroa da Espanha e que sua entrada em vigor determinará, em consequência, “que se produza a sucessão de forma automática, seguindo a ordem prevista na Constituição”.

A proclamação de Felipe VI será em uma sessão solene das Cortes gerais reunidas em sessão conjunta.

JUAN CARLOS. Antes popular, Juan Carlos, de 76 anos e há 39 no trono, ajudou a Espanha a fazer uma transição tranquila para a democracia nos anos 1970, depois da ditadura de Francisco Franco, mas parecia cada vez mais distante nos últimos anos.

Um escândalo de corrupção na família e sua saúde fragilizada após várias cirurgias nos últimos anos também contribuíram para erodir o apoio público ao rei. Após a coroação do príncipe Felipe, Juan Carlos perderá a imunidade de rei e suas filhas, as infantas Cristina e Elena, deixam de fazer parte da Família Real espanhola para virar, simplesmente, família do rei.

Elizabeth II Não abdica. Ao contrário do colega espanhol, a rainha britânica, Elizabeth II, tem boa saúde aos 88 anos e mantém um nível alto de popularidade e não deve abdicar em favor do filho, Charles.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave