Bélgica fecha lista e leva quinta opção para o gol

Sammy Bossut, que joga pelo Zulte Waregem, herdou vaga que parecia improvável

iG Minas Gerais | AGÊNCIA ESTADO |

Belgas estão garantidos na Copa do Mundo de 2014
Reprodução/Facebook
Belgas estão garantidos na Copa do Mundo de 2014

A Bélgica anunciou, nesta terça-feira, a sua lista final para a Copa do Mundo de 2014. Um dia depois de enviar a relação à Fifa, cumprindo com determinação da entidade, o técnico Marc Wilmots revelou que o único cortado da convocação de 24 jogadores foi o goleiro Koen Casteels, do Hoffenheim, que não conseguiu se recuperar de lesão.

Casteels sofreu uma lesão na tíbia em abril e, na época, dizia-se que ele não jogaria a Copa. Mesmo assim foi convocado pelo técnico Marc Wimots. No último dia 20, começou a correr no campo, mas não conseguiu se mostrar pronto para jogar.

Silvio Proto, do Anderlecht, chegou a ser convocado para ficar como suplente, para o caso de Casteels ser cortado. Mas Proto quebrou um dos dedos da mão esquerda na última rodada do Campeonato Belga e sequer se apresentou à seleção.

Quem se deu bem nessa história toda foi Sammy Bossut, que joga pelo Zulte Waregem, também do Campeonato Belga. Apesar de não estar na lista inicial de Wilmots, ele foi chamado para o lugar de Proto e agora herdou a vaga de Casteels. Assim, será o terceiro goleiro da Bélgica na Copa. O titular é Thibaut Courtois, vice da Liga dos Campeões com o Atlético de Madrid, enquanto o reserva direto será Simon Mignolet, do Liverpool.

LISTA FINAL - Com o corte desta terça-feira, a Bélgica é confirmada para a Copa com o meia-atacante Adnan Januzaj, de apenas 19 anos, revelação do Manchester United. O meia-atacante Eden Hazard, do Chelsea, Vincent Kompany, campeão inglês pelo Manchester City, e Marouane Fellaini, do Manchester United, são as outras estrelas do elenco.

Cabeça de chave do sorteio da Copa do Mundo, a Bélgica integra o Grupo H e irá estrear no Brasil em 17 de junho, contra a Argélia, no Mineirão, em Belo Horizonte. Em seguida, no dia 22, o país terá pela frente a Rússia, no Maracanã, antes de fechar a primeira fase do torneio diante do Coreia do Sul, no dia 26, no Itaquerão, em São Paulo.

Confira a lista de convocados da Bélgica para a Copa:

Goleiros: Thibaut Courtois (Chelsea), Simon Mignolet (Liverpool), Sammy Bossut (Zulte Waregem);

Defensores: Toby Alderweireld (Atlético de Madrid), Lauren Ciman (Standard Liège), Vincent Kompany (Manchester City), Nicolas Lombaerts (Zenit St Petersburg), Daniel Van Buyten (Bayern de Munique), Anthony Vanden Borre (Anderlecht), Thomas Vermaelen

(Arsenal) e Jan Vertonghen (Tottenham).

Meio-campistas: Nacer Chadli (Tottenham), Kevin De Bruyne (Wolfsburg), Steven Defour (Porto), Mousa Dembele (Tottenham), Marouane Fellaini (Manchester United), Eden Hazard (Chelsea) e Axel Witsel (Zenit).

Atacantes: Adnan Januzaj (Manchester United), Romelu Lukaku (Everton), Dries Mertens (Napoli), Kevin Mirallas (Everton) e Divock Origi (Lille).