Podemos superar meio-campo da Espanha, diz Van Gaal

Técnico da Holanda já foi treinador de importantes jogadores da Fúria, como Xavi, Iniesta, Puyol e Valdés

iG Minas Gerais | AGÊNCIA ESTADO |

Treinador convocou 20 jogadores para período de treinamentos
Reprodução/Facebook
Treinador convocou 20 jogadores para período de treinamentos

Perto da reedição do confronto entre Espanha e Holanda, o técnico Louis van Gaal mostrou confiança em seus jogadores, nesta terça-feira. Para o treinador, que ajudou a revelar craques como Xavi e Iniesta, no Barcelona, o time holandês tem condições de superar o meio-campo espanhol na estreia das duas equipes, no dia 13, em Salvador.

"Tenho orgulho [de ter ajudado a revelar Xavi e Iniesta, além de Puyol e Valdés, que está machucado e não vai jogar contra a gente. Tenho orgulho deles, mas nós temos condições de resistir contra este meio-campo tão criativo, embora saibamos que será difícil", declarou o treinador, que comandou o Barcelona em duas passagens, entre 1997 e 2000 e 2002/2003.

Finalizando a preparação da Holanda para a Copa, Van Gaal faz questão de exaltar o bom clima dentro do grupo, situação inversa o que viveu na seleção em sua primeira passagem, entre os anos de 2000 e 2002. Naquela ocasião, o treinador entrou em atrito com diversos jogadores, o que se refletiu dentro de campo. O time caiu tanto de rendimento que não conseguiu se classificar para a Copa do Japão e da Coreia do Sul.

"Acho que estas situações dependem muito da administração do grupo, não apenas dos jogadores. Tudo se deve ao relacionamento entre o treinador e seu elenco", afirmou Van Gaal, que diz ter tirado lições daquela experiência.

"Em minha primeira passagem pela seleção, houve aquele episódio, mas agora eu posso compreender melhor. Eles gostam de mim agora. Temos um relacionamento muito bom. Mas isso vai depender também dos resultados", declarou.

Assim, o jogo de estreia contra a Espanha será determinante para o bom clima dentro do grupo holandês. O equilibrado Grupo B conta ainda com o Chile e a modesta Austrália.