Austrália corta herói de classificação em lista final

Gol do atacante Josh Kennedy, contra Omã, pelas eliminatórias asiáticas não foi suficiente para sua manutenção no grupo

iG Minas Gerais | AGÊNCIA ESTADO |

Após vencer o Paraná em amistoso na noite de segunda-feira, o técnico Ange Postecoglu enfim anunciou a lista final da Austrália para a Copa do Mundo. E cortou o atacante Josh Kennedy, herói da classificação australiana para o Mundial. Ele foi o autor do gol que garantiu a vitória sobre Omã, em junho, em jogo decisivo das Eliminatórias da Ásia.

Josh Kennedy, de 31 anos, foi excluído da relação final por causa de dores nas costas. Ele chegou a vir para o Brasil com o restante da delegação, na quarta-feira passada, mas não mostrou bons sinais de recuperação e acabou sendo preterido pelo treinador. Postecoglu também vetou o lateral Luke Wilkshire, o goleiro Mark Birighitti e o meia-atacante Tom Rogic.

Primeira seleção a chegar ao Brasil, na semana passada, a Austrália desembarcou em Vitória com 27 jogadores. O técnico aproveitou os treinos em solo brasileiro e o amistoso com o Paraná para fazer os últimos testes na equipe e decidir pelos quatro cortes necessários até a entrega da lista final de apenas 23 atletas à Fifa.

A relação conta com três jogadores que reclamaram de problemas físicos nos últimos dias. O zagueiro Ivan Franjic apontou dores nas costas, enquanto os meias Mile Jedinak e Mark Bresciano apresentaram desconforto muscular e chegaram a treinar em separado em Vitória.

Diante destes problemas, Postecoglu admitiu ter enfrentado dificuldade para chegar à lista final da Austrália. "Cada etapa neste processo de preparação tem sido difícil porque os jogadores trabalharam duro desde que chegaram aqui. Mas nós tivemos que levar em conta as condições físicas, o preparo e o equilíbrio do elenco para chegar aos 23", explicou.

Apesar dos cortes, o treinador garantiu que o elenco final fará a Austrália "orgulhosa" na Copa. "Escolhemos um elenco que deixará a Austrália orgulhosa. Eles vão entrar em campo com seu uniforme verde e dourado e vão mostrar as características que definem nosso país", afirmou.

O time australiano será liderado no Brasil pelo experiente Tim Cahill, destaque do inglês Everton entre os anos de 2004 e 2012. O atacante disputará sua terceira Copa. A estreia do time australiano está marcada para o dia 13, contra o Chile, no difícil Grupo B, que tem ainda os finalistas de 2010, Espanha e Holanda. Antes deste jogo, a Austrália fará um amistoso com a Croácia nesta sexta, no Estádio de Pituaçu.

Confira a lista final da Austrália para a Copa:

Goleiros: Mathew Ryan (Club Bruges), Mitchell Langerak (Borussia Dortmund), Eugene Galekovic (Adelaide United);

Defensores: Jason Davidson (Heracles Almelo), Matthew Spiranovic (Western Sydney Wanderers), Ivan Franjic (Brisbane Roar), Bailey Wright (Preston North End), Ryan McGowan (Shandong Luneng), Alex Wilkinson (Jeonbuk Hyundai Motors);

Meio-campistas: Oliver Bozanic (Luzern), Mark Bresciano (Al Gharafa), James Holland (Austria Vienna), Mile Jedinak (Crystal Palace), Matt McKay (Brisbane Roar), Mark Milligan

(Melbourne Victory), Dario Vidosic (Sion), James Troisi (Atalanta), Massimo Luongo (Swindon), Tommy Oar (Utrecht);

Atacantes: Tim Cahill (New York Red Bulls), Matthew Leckie (FSV Frankfurt 1899), Ben Halloran (Fortuna Düsseldorf), Adam Taggart (Newcastle Jets).