Campanha de vacinação é adiada até sexta-feira

Intenção da prorrogação é atingir a meta do Ministério da Saúde de imunizar 80% do público-alvo

iG Minas Gerais | Joana Suarez |

Proteção começa 15 dias após a vacinação e termina um ano depois
cRISTIANO TRAD - 8.5-2010
Proteção começa 15 dias após a vacinação e termina um ano depois

A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) de Belo Horizonte prorrogou até a próxima sexta-feira, dia 6, a Campanha de Vacinação contra a Gripe de 2014. A intenção do adiamento é atingir a meta do Ministério da Saúde de imunizar 80% do público-alvo. A vacina está disponível nos 147 centros de saúde em todas as regiões da capital.

Desde o início da ação, no último dia 22 de abril, até a última quarta-feira, foram vacinadas 549.419 belo-horizontinos – 82,6% do público-alvo de 665.386 pessoas. No entanto, ainda não se atingiu a meta em alguns grupos. No caso das gestantes, por exemplo, só foram vacinadas 73,8%.

Em 2013, a capital ultrapassou a meta estipulada de vacinar 80% do público-alvo – foram vacinadas 496.899 pessoas, 94% do esperado, que incluía crianças somente de 6 meses a 2 anos. Em 2014, a vacinação foi expandida para crianças com até 4 anos, 11 meses e 29 dias. Neste grupo, 71% foram vacinados.

entenda. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que estejam no público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe idosos com 60 anos ou mais, gestantes, crianças de 6 meses a 4 anos, presidiários e funcionários do sistema prisional, trabalhadores da saúde, mulheres que tiveram filhos há até 45 dias e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e de outras condições clínicas especiais.

Saiba mais

Benefícios. De acordo com especialistas, a vacinação contra a gripe pode reduzir em até 45% o número de internações por pneumonia e em até 75% a mortalidade em decorrência da doença.

Imunização. Usada em todo o mundo, a vacina não provoca reações colaterais graves. A proteção ocorre cerca de 15 dias após a vacinação e dura um ano.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave