Por uma consciência corporal

Meta é propiciar condições para que a pessoa se aproprie da sua saúde

iG Minas Gerais | Ana Elizabeth Diniz |

Praticantes do método Self-Healing fazem exercícios para os olhos
Arquivo pessoal
Praticantes do método Self-Healing fazem exercícios para os olhos

Meir Schneider, 60, nasceu em Lvov, na Ucrânia, com catarata, astigmatismo e nistagmo (movimentos oculares oscilatórios). Emigrou para Israel com os pais aos 4 anos e, aos 7, foi declarado legalmente cego, condição que ele nunca aceitou.

Uma senhora semiparalítica, dona de uma biblioteca volante, ensinou a ele técnicas de relaxamento, e outro jovem, Isaac, com problemas visuais igualmente graves, apresentou a ele o método do oftalmologista William Bates (1860-1931) de estimulação da visão.

O começo. A despeito da descrença radical da família e dos amigos, ele se dedicou com fervor aos exercícios para os olhos, aliando as técnicas de ioga, automassagem e movimento, e dezoito meses mais tarde tinha desenvolvido a visão funcional.

Os princípios que Schneider descobriu enquanto trabalhava seus olhos formaram a base do método Self-Healing, desenvolvido para trabalhar com portadores dos mais variados problemas de saúde.

A sede da School for Self-Healing fica no Estado norte-americano da Califórnia, onde Schneider ministra cursos de formação de instrutores. Em Belo Horizonte, Alja Reis Lamas, acupunturista e terapeuta holística é credenciada a trabalhar com o método e ministra nesta terça palestra e um workshop sobre o assunto no dia 8 (veja agenda).

Segundo Alja, o método self-healing possibilita às pessoas o desenvolvimento da consciência corporal, tornando-as agentes principais de sua recuperação ou da prevenção das boas condições de saúde.

O método, diz ela, tem se mostrado muito eficaz na recuperação e na reversão de um bom número de patologias, como esclerose múltipla, problemas de coluna, atrofias e distrofias musculares, osteoporose, artrite e artrose, problemas de visão, entre outros.

“Ele é um sistema holístico de reabilitação visual e corporal, que combina técnicas de massagem, respiração, visualização e movimento para ativar o poder latente que nosso organismo possui de se autocurar. Por meio dessas ferramentas, cuida dos olhos e do corpo como um todo, amenizando o estresse e proporcionando maior saúde”, ensina Alja.

Cura. As técnicas utilizadas permitem que o indivíduo maximize as possibilidades de autocura do corpo. “Trabalhamos com massagens, movimentação passiva e dinâmica, movimentação inusitada, exercícios de visão, de respiração, visualização e relaxamento, tudo isso de forma combinada e sempre estimulando o paciente a aumentar a sua consciência corporal”, diz a terapeuta.

O princípio mais importante do método é o relaxamento de todo o corpo e dos olhos, “mas trabalhamos também o fortalecimento da conexão corpo e mente, atuando sobre os padrões neurais já fixados, quebrando-os e permitindo que novos circuitos se estabeleçam”, diz Alja.

A prática constante dessas técnicas ativa as vias neurais, cria melhores condições para o funcionamento fisiológico, fortalece músculos, relaxa tendões e, com isso, possibilita a recuperação de deficiências ou compensa perdas já ocorridas.

Saúde. O método é preventivo e terapêutico. “Através da consciência corporal, das sensações de conforto ou desconforto, de sua postura e tensões, bem como da respiração, a pessoa se torna o agente principal de sua própria saúde e, assim, pode prevenir muitos dos males que a comprometem, por meio de movimentos conscientes, além de ampliar as sensações de bem-estar e vitalidade, retardando o envelhecimento. Aqueles que têm alguma patologia de caráter progressivo poderão prevenir perdas futuras, beneficiando-se de mais relaxamento”, finaliza Alja.

AGENDA: Alja Reis Lamas faz palestra gratuita sobre Self-Healing, nesta terça, às 19h. No dia 8, acontece o workshop, das 9h às 16h. Informações: (31) 8867-4077 e (31) 3378-7421. 

Benefícios

-Recuperação e prevenção das doenças neuromusculares e osteomusculares.

- Alívio de dores. - Ajuda a coluna vertebral a ficar mais saudável.

- Melhora da circulação sanguínea.

- Movimentos mais leves e mais soltos. - Visão mais clara e nítida.

- Maior bem-estar e relaxamento.

- Diminuição do estresse.

- Melhora da respiração.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave