Integração entre Mac, iPad e iPhone é aposta da Apple para o futuro

E-mail vai enviar anexos de até 5 GB, semelhante ao Dropbox

iG Minas Gerais |


Tim Cook conduziu a apresentação provocando e fazendo piadas sobre o Android
Jeff Chiu
Tim Cook conduziu a apresentação provocando e fazendo piadas sobre o Android

São Francisco, EUA. A Apple apresentou ontem, em sua conferência anual para desenvolvedores, um aperitivo do que está por vir em seus novos sistemas operacionais. A previsão é que as mudanças cheguem ao usuário final entre setembro e novembro, mas desenvolvedores poderão testar antes.  

Em relação ao iOS 8, sistema para iPhone e iPad, a principal novidade diz respeito às notificações “inteligentes”. Ao receber uma mensagem, por exemplo, o usuário não precisará sair do aplicativo que está usando para interagir com ela. Será necessário apenas arrastar a janela para baixo para responder.

O novo sistema operacional para iPhone e iPad, o iOS 8, está sendo tratado pela Apple como “o maior lançamento desde a criação da App Store”. Já para os computadores, o Mac OS X apelidado de Yosemite teve os ícones dos programas redesenhados com design mais moderno. A nova versão do Mac OS X traz uma caixa de busca chamada Spotlight. De maneira similar à busca do iOS, permite localizar apps, conteúdo da iTunes e da web.

Os novos sistemas operacionais aumentam a integração entre os dispositivos móveis da Apple e os computadores da empresa, que usam o OS X. Quando o usuário está mexendo em algum documento ou página de internet no iPhone e decide continuar o que está fazendo no computador, os novos sistemas operacionais irão permitir a retomada exatamente do ponto em que parou. O oposto também acontece.

TELEFONEMA. Em outra aproximação, ao receber uma ligação no iPhone, será possível ver a chamada na tela do Mac (ou iPad) e atender a ligação no computador. Mesmo se o telefone estiver do outro lado da casa.

O visual do novo OS X, batizado de Yosemite, é mais parecido com o do iOS 8, com logotipos de apps mais leves. Além de mudanças cosméticas, o novo sistema operacional tem alterações em seu sistema de busca, que ficou mais completo.

No que diz respeito ao software nativo de e-mail, foi anunciado que partir do OS X Yosemite será possível enviar anexos de até 5 GB. A tecnologia, chamada Mail Drop, faz upload criptografado na nuvem de qualquer aplicativo e o envia anexado à mensagem. Na prática, é semelhante a utilizar o Dropbox ou algum outro serviço de armazenamento na nuvem.

A maior parte da apresentação foi conduzida por Craig Federighi, vice-presidente sênior de software da Apple, que, em dobradinha com Tim Cook, fez a plateia rir ao fazer piadas sobre o Andoid, do Google.

Pai controlará compra de app São Francisco. Entre os recursos apresentados pela Apple está o Family Sharing: permite que o usuário compartilhe com até seis pessoas arquivos, fotos ou conteúdo do iTunes, como música e filmes. A novidade deixa pais controlarem as compras de apps feitas pelos filhos: quando uma criança tenta comprar um jogo, o Family Sharing envia uma mensagem para o iPhone do pai, que pode liberar ou não.

Flash

Sugestões. O teclado do iPhone agora sugere palavras enquanto o usuário digita, recurso popular em outros sistemas. A sugestão de palavras estará disponível em 14 países, entre eles o Brasil.

Flash

Saúde. A central de saúde, chamada Health, coletará informações de alimentação, batimento cardíaco e atividade física de outros sistemas e fará gráficos interativos (para iPhone e iPad).

 

Compatibilidade

Aparelhos que poderão ser atualizados para iOS 8:

iPhone 4S

iPhone 5

iPhone 5C

iPhone 5S

iPod Touch (quinta geração)

iPad 2

iPad com Retina Display (iPads "3" e "4")

iPad Air

iPad mini

iPad mini com Retina Display

O atual, iOS 7, já equipa 89% dos gadgets Apple ao redor do mundo.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave