Descartada falta de energia até 2015

iG Minas Gerais |

Hidrelétrica de Furnas vem sofrendo com estiagem desde 2013
RODRIGO LIMA / NITRO.
Hidrelétrica de Furnas vem sofrendo com estiagem desde 2013

RIO DE JANEIRO. Apesar de o nível dos reservatórios do principal sistema que abastece o país ter caído, o secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmerman, descartou ontem a possibilidade de falta de energia durante a Copa do Mundo. De acordo com ele, o suprimento está garantido até o fim de 2015.  

“Nos meses de março, e abril e maio, o sistema vem melhorando. Então, estamos com tranquilidade. Nós não falamos nesse meio período, falamos em fim de 2105. Até lá, o suprimento está garantido para aquilo que o sistema foi planejado”, afirmou ele.

De acordo com o secretário executivo, o sistema do setor elétrico já é projetado com um determinado nível de risco. Apesar disso, as condições atuais das hidrelétricas podem fazer com que as tarifas de energia no país fiquem mais caras. “É claro que uma condição de seca implica naturalmente em você ter, para quem trabalha em um mercado de curto prazo, preços maiores”, apontou. No Brasil, quase 80% da energia vem das hidrelétricas, que dependem das chuvas.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave