PT ganha em 7 regiões de MG

Fernando Pimentel lidera pesquisa de intenção de voto no Norte e na região metropolitana de BH

iG Minas Gerais | Carla Kreefft |

O tucano Pimenta da Veiga está na frente em quatro regiões de Minas Gerais
Lincon Zarbietti / O Tempo
O tucano Pimenta da Veiga está na frente em quatro regiões de Minas Gerais

Pesquisa DataTempo publicada nessa segunda mostra o pré-candidato do PT ao governo de Minas, o ex-prefeito e ex-ministro Fernando Pimentel, liderando a corrida pelo governo de Minas. Ele tem 30,6% das intenções de voto contra 19,4% do adversário mais próximo, o também ex-prefeito e ex-ministro Pimenta da Veiga (PSDB).

A liderança do petista fica acentuada em muitas regiões do Estado, mas, em quatro áreas de Minas, ele perde a disputa para o tucano. Em uma outra região, no Campo das Vertentes, há um empate. Na região metropolitana de Belo Horizonte, cidade que já foi governada pelos dois pré-candidatos, Pimentel lidera com ampla vantagem. Ele tem 37,3% das intenções de voto contra 15,7% de Pimenta da Veiga. Pimentel administrou Belo Horizonte de 2003 a 2008. Já Pimenta da Veiga esteve à frente da gestão da capital de 1989 a 1990. No Norte de Minas, Pimentel consegue uma folga ainda maior. Ele registra 37,9% das intenções de voto do eleitorado contra 10,9% de Pimenta. O Norte de Minas é uma das regiões mais pobres do Estado e boa parte da população é atendida pelo programa Bolsa Família. Já Pimenta da Veiga consegue bater o petista nas regiões Sul/Sudoeste, Central, Oeste e Vale do Mucuri. O tucano registra seu melhor desempenho na Central, onde tem 45,5% das intenções de voto contra 22,7% do petista. Já na região Oeste, Pimenta da Veiga tem 30,9% da preferência do eleitorado enquanto Pimentel tem 18,5%. Na análise dos dados por faixa de renda, Pimentel mantém a liderança em todos os estratos, exceto entre os que recebem mais do que dez salários mínimos. Dos que têm esse rendimento, 29,6% optam pelo tucano, e 27% preferem o petista. Foram realizadas 2.062 entrevistas em 110 cidades do Estado, entre 23 e 27 de maio. A margem de erro do levantamento é de 1,98 ponto percentual.

Registro Dados. A pesquisa foi contratada pela Sempre Editora e realizada pela CP2 – Consultoria, Pesquisa e Planejamento Ltda.. O registro na Justiça Eleitoral tem protocolo 034ADB14E1E. 

Indecisos e descrença Informação. Na pesquisa DataTempo divulgada nessa segunda, chama atenção a quantidade de eleitores indecisos. Na espontânea, o índice é de 34,8%, e outra parcela de 34,8% dos mineiros não conhece os pré-candidatos. Análise. Na avaliação do cientista político da PUC Minas Moisés Augusto, as eleições deste ano serão marcadas por esses altos índices. “Existe um movimento de descrença em relação à política”, justificou.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave