Sisu alcança 229 mil inscritos em 12 horas; saiba como se inscrever

Veja tudo o que você precisa saber para não ficar de fora do Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Inscrição é feita exclusivamente pelo site do sistema
Reprodução
Inscrição é feita exclusivamente pelo site do sistema

Até o meio-dia desta segunda-feira (2) um total de 229.082 pessoas fizeram a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior, conforme o Ministério da Educação (MEC). Veja o que é necessário para você também fazer a sua. 

O prazo para a inscrição será até a meia-noite de quarta-feira (4). Para os interessados, a primeira coisa a se fazer é entrar no site do Sisu e clicar em "Fazer inscrição". O processo é feito exclusivamente pela internet e sem cobrar qualquer taxa. É necessário utilizar o número de inscrição e a senha no Enem 2013. Caso você não se lembre destes dados, é possível recuperá-los no site do Enem.

Nenhum documento é necessário para a inscrição, porém, segundo o Ministério da Educação (MEC), o candidato deve ficar atento aos documentos exigidos pelas instituições escolhidas para a efetivação da matrícula, em caso de aprovação. Esta informação estará disponível no sistema, no momento de sua inscrição.

Conforme as informações publicadas no site do Sisu, a única exigência para os inscritos é que ele tenha obtido uma nota acima de zero na redação do Enem 2013. Porém, algumas instituições adotam notas mínimas para inscrição em alguns cursos, sendo que uma mensagem com esta informação será emitida caso o candidato não tenha nota suficiente.

Ao finalizar a inscrição, a pessoa pode imprimir o comprovante. Além disso, ela também pode, dentro do prazo da inscrição (quarta-feira às 23h59), modificar as opções de cursos quantas vezes achar necessário. Somente a última inscrição será considerada válida pelo sistema.

A pessoa que já cursa o ensino superior em uma instituição também pode se inscrever no Sisu. Entretanto, em se tratando de uma universidade pública, o estudante não pode ocupar duas vagas ao mesmo tempo.

O resultado do Sisu será divulgado na sexta-feira (6) e poderá ser consultado no boletim do candidato, na página do Sisu, nas instituições participantes e na Central de Atendimento do MEC, por meio do telefone 0800-616161. As matrículas ocorrerão entre os dias 9 e 13 de junho e a segunda chamada está prevista para o dia 24, com matrículas entre 27 de junho e 2 de julho.

Maior número de vagas

O número de vagas oferecidas pelo Sisu nesta edição cresceu 29% em comparação ao mesmo período do ano anterior, chegando a 51.412 em 67 instituições. O número de cursos também teve aumento, passando de 1.179, em junho de 2013, para 1.447 em 2014.

Neste semestre, 41% das vagas serão destinadas às cotas e 3% para outros tipos de ações afirmativas próprias das instituições. Os cursos de medicina e engenharias aumentaram o número de vagas.  Serão 1.374 em medicina, um acréscimo de 847 em relação ao ano passado, e 2.550 mais nas engenharias, somando 8.707 vagas abertas.

Leia tudo sobre: SISUINSCRITOSDICASVAGASCOMO SE INSCREVER