Campanha de vacinação contra gripe é adiada até a próxima sexta-feira

Alguns grupos de risco ainda não atingiram a meta de 80% estipulada pelo Ministério da Saúde, como o de gestantes, idosos e crianças

iG Minas Gerais | Da Redação |

A Campanha de Vacinação contra a Gripe em 2014, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) de Belo Horizonte, foi prorrogada até a próxima sexta-feira, dia 6 de junho, em todos os 147 centros de saúde de Belo Horizonte.

Até a última quarta-feira, 28 de maio, foram vacinadas 549.419 pessoas na capital, o que corresponde a 82,6% da meta de vacinação para este ano (665.386 pessoas). Porém, alguns grupos ainda não atingiram a meta de 80% estipulada pelo Ministério da Saúde, como o de gestantes, idosos e crianças.

A campanha em 2014 teve início em 22 de abril. Este ano, o público-alvo da vacinação aumentou em razão da inclusão de crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias). Até o ano passado, somente crianças de 6 meses a 2 anos eram imunizadas.

A escolha do público-alvo segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que são os idosos com 60 anos ou mais de idade, gestantes, crianças de 6 meses a 4 anos, trabalhadores da saúde, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, além da população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Em 2013, Belo Horizonte ultrapassou a meta estipulada pelo Ministério da Saúde de vacinar 80% do público-alvo. Foram vacinadas 496.899 pessoas, uma cobertura de 94%.

Leia tudo sobre: campanha de vacinaçãogripeadiamento