Entidades do terceiro setor são premiadas por boas práticas de gestão

Premiação teve o objetivo de reconhecer e valorizar as entidades que investem na melhoria da gestão para aprimorar a prestação de serviços

iG Minas Gerais | Da Redação |

As entidades do terceiro setor são importantes parceiras do Governo de Minas na execução de projetos.
Osvaldo Afonso/Imprensa MG
As entidades do terceiro setor são importantes parceiras do Governo de Minas na execução de projetos.

Sete Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips) receberam, nessa sexta-feira (30), o Prêmio de Excelência da Gestão das Entidades do Terceiro Setor. A premiação, promovida pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), em parceria com o Instituto Qualidade Minas (IQM), teve o objetivo de reconhecer e valorizar as entidades que investem na melhoria da gestão para aprimorar a prestação de serviços à sociedade. As Oscips selecionadas receberam placas de reconhecimento nas faixas Ouro, Prata e Bronze.

Uma comissão examinadora avaliou nas entidades que se inscreveram as boas práticas de gestão adotadas a partir de oito critérios: liderança, estratégia e planos, gestão de clientes/beneficiários, sociedade, informações e conhecimentos, gestão de pessoas, gestão de processos e resultados. Esses critérios fazem parte Manual de Excelência da Gestão das Entidades do Terceiro Setor, elaborado pela Seplag e disponível gratuitamente, desde o segundo semestre de 2013, no endereço www.planejamento.mg.gov.br. No processo de avaliação, as entidades participantes não foram comparadas entre si, mas avaliadas individualmente a partir da análise dos respectivos sistemas de gestão.

As organizações que se inscreveram para participar do certame obtiveram um benefício adicional, independente da premiação. Receberam ao final do processo um Relatório de Avaliação, o que proporcionou a elas saberem se as práticas adotadas estão em conformidade com as orientações para uma gestão de qualidade, de acordo com manual e conta com diversos apontamentos relativos a oportunidades de melhoria. O prêmio representou, dessa forma, uma oportunidade para orientar a condução das boas práticas de gestão.

Premiados

As entidades do terceiro setor são importantes parceiras do Governo de Minas na execução de projetos relacionados às políticas públicas que não são exclusividade do Estado, como gestão de museus e demais equipamentos de cultura e gestão de centros de pesquisa. Os projetos são executados por meio de termos de parceria e abrangem diversas áreas como cultura, meio ambiente e defesa social. Atualmente estão em execução 11 projetos que receberão, neste ano, recursos de cerca de R$ 100 milhões.

Receberam placas de reconhecimento na categoria Ouro o Instituto Elo, que historicamente, tem atuação relacionada à inclusão de grupos e sujeitos com histórico de vulnerabilidade social. Um dos programas que executa atualmente é o Programa de Prevenção a Criminalidade Fica Vivo. Também premiado com a faixa Ouro, o Instituto Cultural Sergio Magnani tem atuação voltada para as áreas da cultura e educação e, atualmente, executa a gestão do PlugMinas e também Circuito Cultural Praça da Liberdade que, em 2013, recebeu a visita de 833 mil pessoas.

Quatro entidades foram reconhecidas com a faixa Prata. A lista inclui a entidade Terra da Sobriedade, com ações de atenção à dependência química e que executa, atualmente, o  Programa Papo Legal: Diálogos Comunitários para a Prevenção ao Uso e Abuso de Drogas e o  tradicional Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais. Completam a lista a Missão Ramacrisna, com diversas ações de profissionalização e sustentabilidade econômica junto a pessoas em situação de vulnerabilidade social  e o Instituto Cultural Filarmônica, que administra a programação artística da Filarmônica de Minas Gerais.

A placa Bronze foi entregue à Fundação Israel Pinheiro que, atuando na área do meio ambiente, atualmente desenvolve, dentre outros, o projeto Minas sem Lixões, com caravanas pelo interior do estado no intuito de promover a sensibilização ambiental e auxiliar os municípios no lançamento de coletas seletivas de resíduos.

Leia tudo sobre: prêmioOscips