Festa italiana pretende reunir 80 mil na Savassi

Em sua oitava edição, evento contará com atrações culturais e comidas típicas do país europeu

iG Minas Gerais | Bárbara Ferreira |

No ano passado, festa levou milhares de pessoas à Getúlio Vargas
DENILTON DIAS / O TEMPO
No ano passado, festa levou milhares de pessoas à Getúlio Vargas

Neste domingo um pedacinho da Itália será resgatado em Belo Horizonte. No dia em que é comemorada a República italiana, a Associação de Cultura Ítalo-Brasileira do Estado de Minas Gerais (Acibra-MG) promove a oitava edição da Festa Tradicional Italiana de Belo Horizonte. O evento acontecerá a partir das 10h. Além de comidas típicas, várias atrações culturais foram preparadas para abrir um diálogo entre Brasil e a Europa.

De acordo com a assistente de comunicação da Acibra, Alessandra Nardini, os membros da associação decidiram começar essa tradição na capital mineira, principalmente porque Minas Gerais é um dos Estados que mais abrigaram imigrantes italianos no país.

“Mais do que um resgate, é uma forma de confraternizar os italianos e os brasileiros em uma festa só. A festa quer marcar Belo Horizonte com a presença dessa cultura”, explica Nardini. Eles esperam reunir até 80 mil pessoas durante todo o dia na avenida Getúlio Vargas – entre ruas Tomé de Souza e Professor Moraes, na Savassi, região Centro-Sul da capital.

O evento é gratuito, mas a organização pede a doação de 1 kg de alimento não perecível por pessoa. Ao fim da festa, tudo o que for arrecadado será doado para oito instituições sociais de Minas Gerais. Também serão montadas barracas das associações culturais, ONGs e entidades italianas legalmente registradas em Minas Gerais.

Palcos

Shows. O palco principal terá shows com nomes da música italiana em Minas, como Paola Giannini, Sérgio di Napoli e Sonia Gargiulo. Encerramento. Haverá show da Vilflowers, união da banda italiana Doom Flowers com a brasileira Vil Metal.

Cultural. Outras atrações culturais acontecerão simultaneamente em um segundo palco.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave